Mercedes-Benz do Brasil promove estudos de design de caminhão em prol de sustentabilidade

Com a proposta de apresentar um veículo amigável com o meio ambiente, e visando o desenvolvimento dos alunos, o IED – Istituto Europeo di Design –, sediado em São Paulo, e a Mercedes-Benz, que mantém uma parceria primordialmente institucional com a escola, avaliaram os trabalhos de conclusão do curso de pós-graduação em Design da Mobilidade e premiaram o vencedor com uma excelente oportunidade profissional de um mês de estágio na Alemanha, além de cinco meses no Brasil no estúdio de design da Mercedes-Benz.
Os alunos do curso apresentaram os projetos, cujo desafio foi criar um caminhão aerodinâmico, abordando questões de custo de produção, operação do veículo, redução do consumo de combustível e melhor rendimento na estrada.

“A Mercedes-Benz propôs esse concurso visando a formação de profissionais que deem ideias baseadas em aspectos fundamentais para nós. Somos uma empresa comprometida com a inovação e aprimoramento dos produtos, e preocupada com a preservação do meio ambiente, considerando sempre a redução do consumo de combustível e da emissão de CO2”, afirma Walter Sladek, vice-presidente de Desenvolvimento da Mercedes-Benz do Brasil.

Os alunos fizeram um estudo sobre o Axor – extrapesado da Mercedes-Benz – e colocaram em exposição o TCC de duas maneiras: um Board com os principais pontos analisados em destaque, para dar suporte à apresentação; e um Clay – modelos em escala feitos em uma espécie de argila – do protótipo do caminhão desenvolvido por cada aluno.

Na banca avaliadora, o convidado especial foi o Diretor de Design para Veículos Comerciais, Vans e Veículos Especiais da Daimler, Kai Sieber, reconhecido mundialmente no segmento de design pela nova linha de caminhões que atendem à legislação do Euro 6. O executivo foi responsável pela avaliação e escolha dos melhores projetos, cujo autor terá a oportunidade interna na empresa, dentro da área de estilo.

Desde 2005 no Brasil, a escola surgiu na Itália há 47 anos, e já formou mais de 90 mil estudantes em todo o mundo. Oferece cursos em laboratórios criativos e dinâmicos, nas áreas de Design, Moda, Artes Visuais e Comunicação.