Mercedes-Benz entrega oito caminhões ao SEST/SENAT para treinamento de motoristas

Entre os cavalos mecânicos cedidos à entidade encontram-se versões Axor e Actros com tração 4×2, 6×2 e 6×4

A montadora reafirmou a parceria criada em 2007 para incrementar a formação e a especialização de motoristas de caminhão (Foto: Mercedes-Benz)
A montadora reafirmou a parceria criada em 2007 para incrementar a formação de motoristas  (Foto: Mercedes-Benz)

A Mercedes-Benz entregou oito caminhões extrapesados das linhas Axor e Actros para o SEST/SENAT (Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), que os destinará a diversas de suas unidades no país. No evento promovido na última quarta-feira, 21 de junho, em sua planta de Campinas (SP), a montadora reafirmou a parceria criada em 2007 para incrementar a formação e a especialização de motoristas de caminhão.

Relacionada: JSL compra 152 Mercedes-Benz da linha Axor

“Com o Axor e o Actros, possibilitamos aos motoristas que eles não só conheçam, como também testem os avançados recursos tecnológicos dos nossos extrapesados, que são reconhecidos no mercado pelo alto padrão de qualidade, desempenho, segurança e conforto”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de vendas, marketing & peças e serviços caminhões e ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

Segundo o executivo, além de ceder os caminhões, a empresa irá oferecer treinamento de formação de monitores para instrutores do SEST/SENAT, tendo por base o padrão Mercedes-Benz de qualidade. “Assim, estamos fornecendo veículos e conhecimento, contribuindo para que a entidade possa ministrar o melhor treinamento possível aos motoristas em seus cursos”, destaca Leoncini.

Veja também: Volvo inaugura 1º showroom de caminhões seminovos de fábrica do Brasil

Entre os cavalos mecânicos cedidos à entidade encontram-se versões Axor e Actros com tração 4×2, 6×2 e 6×4. Os modelos foram escolhidos juntamente com as unidades operacionais do SEST/SENAT, levando em consideração as especificidades e as necessidades de cada região do Brasil. Os veículos serão utilizados pelas unidades de Brasília (DF), Cariacica (ES), Santo André (SP), São Vicente (SP), Juiz de Fora (MG), Florianópolis (SC), Blumenau (SC) e Londrina (PR). Além dos novos caminhões, a unidade de Campinas do SEST/SENAT já conta com três Axor Mercedes-Benz anteriormente cedidos para a mesma finalidade.

A Mercedes entregou oito caminhões para o SEST/SENAT, que os destinará a diversas de suas unidades no país (Foto: Mercedes)
A Mercedes entregou oito caminhões para o SEST/SENAT, que os destinará a diversas de suas unidades no país (Foto: Mercedes-Benz/Divulgação)

Parceria visa excelência na condução de caminhões

Nas unidades do SEST/SENAT dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal, Santa Catarina, Espírito Santo e Paraná, os cursos de Condução Segura e Econômica; Excelência Profissional para Motoristas de Transporte de Cargas; e Procedimento de Engate e Desengate de Semirreboque são ministrados em caminhões extrapesados cedidos pela Mercedes-Benz. A meta anual de capacitações gira em torno de 2.000 motoristas.

Além da formação e especialização de motoristas, o SEST/SENAT, em suas unidades de Campinas, Cariacica e Recife, desenvolve mais um programa em conjunto com a Mercedes-Benz, voltado para a área de manutenção, com treinamentos para mecânicos de motor diesel. Esses cursos atendem mecânicos da Rede de Concessionários de várias partes do Brasil, além de profissionais de frotistas de transporte rodoviário de cargas e de passageiros.

Outros veículos Mercedes-Benz, bem como componentes do trem de força, são utilizados em aulas teóricas e práticas de outros cursos do SEST/SENAT. Entre eles, incluem-se turmas de formação de Programas de Jovem Aprendiz, que visam oferecer oportunidades de primeiro emprego no mercado de trabalho no setor de transportes.