Mercedes-Benz equipa extrapesados com freio a tambor para atender agronegócio

por Leandro Tavares,
de Rondonópolis (MT) para o Brasil Caminhoneiro.

Rondonópolis (MT) é conhecida como a capital nacional do agronegócio e do caminhão bitrem. E na época do 1935, a Mercedes-Benz liderava o importante mercado do Mato Grosso com 35% de participação de mercado. Localizada estrategicamente no entroncamento das rodovias BR-163 e BR-364, Rondonópolis é a ligação entre o Norte e o Sul do país. Por essa razão estratégica e de olho em retomar essa importante fatia do mercado, a Mercedes-Benz escolheu a região para demonstrar aos clientes o freio a tambor que passarão a equipar os caminhões extrapesados Axor e Actros a partir do próximo ano.

As inéditas versões dos caminhões extrapesados estradeiros Axor e Actros com freio a tambor é uma solução da marca para demandas de transportadores que, numa mesma operação, circulam tanto em rodovias pavimentadas, como em vias não asfaltadas dentro das áreas de produção agrícola, nas quais a presença de poeira é muito intensa. Este tipo de atividade ocorre em Rondonópolis, como em diversas outras regiões do Brasil.

A demonstração de caminhões extrapesados Axor, com a inédita versão de freio a tambor foi a grande atração do “ECONFORT Experience”, evento da Mercedes-Benz para transportadores e motoristas realizado nos dias 17 e 18 de outubro, no Parque de Exposições Wilmar Peres de Farias, em Rondonópolis, no Mato Grosso. Esta foi a terceira etapa da ação.

Freio a tambor

A disponibilidade do freio a tambor para os modelos estradeiros Axor e Actros amplia ainda mais o leque de opções para os clientes, que continuam contando com a já conhecida versão de freio a disco. Isso permite que eles escolham a configuração que melhor atenda suas demandas de transporte, levando em conta também as características dos locais de operação do seu caminhão. As versões multiuso (com eixos traseiros com redução nos cubos) das linhas Axor e Actros já contavam com o freio a tambor e continuam disponíveis para as operações mais severas.

Os cavalos-mecânicos Axor e Actros são indicados para tracionar multicomposições, com destaque para configurações de semirreboques de 3 eixos convencionais e distanciados com PBTC (Peso Bruto Total Combinado) de 48,5 a 53 toneladas, bitrem com PBTC de 57 toneladas e bitrenzão/rodotrem com PBTC de 74 toneladas.

De acordo com Roberto Leoncini, Vice-Presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da Mercedes-Benz do Brasil, a oferta de freio a tambor para o Axor e Actros, propiciará à marca aumentar sua participação de mercado na região Centro-Oeste.

“Nossos clientes locais, como também de todo o Centro-Oeste e de outras regiões do Brasil, solicitam cada vez mais esse tipo de configuração e nós oferecemos a eles um produto com a qualidade e a confiabilidade conquistas pelo Axor no mercado brasileiro”, destaca Leoncini. “E como mais uma grande novidade, o freio a tambor também estará disponível para os caminhões extrapesados rodoviários da linha Actros, o que amplia ainda mais as opções de escolha para nossos clientes, que continuam contando com a versão de freio a disco”, completa o executivo.

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