Mercedes-Benz projeta aumento de 40% no número de ativações do FleetBoard este ano

Mais de 5.000 caminhões circulam hoje pelas estradas brasileiras equipados com o FleetBoard, metade deles com a atual geração do produto

400x300-actros-2651-2

A atual geração do sistema de gestão de frota e rastreamento FleetBoard – desenvolvida pela Mercedes-Benz no Brasil e lançada há um ano e meio – vem obtendo expressiva aceitação junto aos clientes.

“Desde que o novo FleetBoard começou a ser comercializado, em agosto de 2015, já alcançamos um crescimento expressivo nas vendas do produto”, afirma Silvio Renan, diretor de Peças e Serviços ao Cliente da Mercedes-Benz do Brasil. “Só em 2016, os clientes contrataram esse serviço para 2.300 caminhões. Em 2017, nosso objetivo é obter novo crescimento, cerca de 40%.”

Veja também: Roubo de carga custou R$ 6,1 bilhões ao Brasil em seis anos

O executivo informa que mais de 5.000 caminhões circulam hoje pelas estradas brasileiras equipados com o FleetBoard. “Metade deles utiliza a atual geração do produto”, ressalta Silvio Renan.

“Um grande diferencial da Mercedes-Benz é que seu sistema de gestão de frota é o único do mercado a reunir as funções de análise da performance do veículo e do motorista, bem como de manutenção e rastreamento.”

Tecnologia exclusiva

Totalmente integrada ao veículo e original de fábrica, essa tecnologia exclusiva da Mercedes-Benz baseia-se no conceito de telemetria das pistas de Fórmula 1, possibilitando maior controle e segurança nas operações de transporte das nossas estradas.

 

Todos os veículos das linhas Actros, Axor e Atego já saem de fábrica com o módulo e antenas montados, simplificando o processo de ativação a preços muito competitivos em relação aos praticados no mercado. O FleetBoard, também disponível para os ônibus da marca, assegura muitas vantagens aos clientes, a começar pelo fato de ser um produto nacional já amplamente testado e aprovado.

O avançado sistema de telemática do FleetBoard utiliza as facilidades da integração da informática com os recursos da internet e da telefonia móvel para proporcionar uma gestão moderna da frota e dos motoristas, assim como para auxiliar na segurança do veículo e da carga, devido a suas funções de rastreamento e bloqueio.

Malagrine

“Entre os grandes benefícios do FleetBoard para os transportadores destacam-se, em situações reais de uso no Brasil, a redução de até 15% nos custos operacionais, considerando consumo e manutenções, e também maior disponibilidade da frota, o que resulta em mais produtividade e rentabilidade para o cliente”, destaca Silvio Renan.

“Isso atende às expectativas das empresas de transporte, que se profissionalizam cada vez mais, buscando entender melhor sua frota a fim de otimizar os custos operacionais.”

Na avaliação do executivo, o mercado mudou muito e as empresas de transporte e logística estão vendo as ferramentas de gestão e os recursos de telemetria como aliados muito importantes para gerir suas frotas e seus motoristas.

“Nesse sentido, o FleetBoard é uma solução robusta, versátil e eficiente para apoiar nossos clientes em mais essa demanda”, conclui.

Mais economia e segurança

Graças às facilidades do FleetBoard, os gestores da frota têm total controle e acesso a informações sobre o estilo de direção de cada motorista, bem como relatórios com indicação de pontos de melhoria na condução.

Eles fornecem dados que auxiliam o condutor do veículo a alcançar um melhor desempenho, dirigindo de uma forma mais econômica e segura, com menor consumo de combustível, ampliando os intervalos entre as manutenções. Um veículo bem conduzido é mais conservado. Consequentemente, tem maior valor e liquidez na hora da troca por um novo.

A avaliação do estilo de condução de todos os motoristas possibilita que a empresa alcance um desempenho mais uniforme, com ganhos de escala e criação de um padrão de dirigibilidade. O treinamento dos motoristas é contínuo, identificando as conduções inadequadas e contribuindo para o aprimoramento profissional do motorista.

Outro possível resultado proporcionado pelo uso dessa ferramenta é a redução do consumo de lubrificantes, filtros e freios. As vantagens não param por aí. Com a evolução da nota referente à direção preventiva, há uma redução significativa do risco de acidentes, aumentando a segurança do motorista, assim como do veículo e da carga.

Outro dado muito importante fornecido pelo sistema é a visualização das pausas que o motorista faz durante a viagem. Isso permite verificar se ele está cumprindo a jornada de trabalho conforme a nova legislação. O sistema oferece mais vantagens, como o diagnóstico remoto de falhas e a manutenção preventiva, auxiliando na redução dos custos de manutenção.