Mercedes-Benz fornece 500 ônibus para o novo sistema BRT de Belo Horizonte

A Mercedes-Benz terá presença muito expressiva no MOVE, o sistema BRT – Bus Rapid Transit – de transporte coletivo urbano que se encontra em fase final de implantação em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais.

As empresas operadoras adquiriram 500 chassis de ônibus da marca, sendo 200 unidades do articulado O 500 MA e mais 300 de outros modelos, como os chassis OF 1724 L, com motorização 6 cilindros e 238 cv, confortável suspensão pneumática, coluna de direção ajustável e retarder incorporado.

O MOVE terá mais de 23 km de extensão, em três vias de ligação (Antônio Carlos, Cristiano Machado e Hipercentro), com cerca de 40 estações de transferência com distância média de 400 metros entre uma e outra. A estimativa da BHTrans (Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte) é que 700 mil passageiros deverão ser atendidos diariamente pelo BRT, com previsão de redução média de 45% no tempo de viagem entre as localidades do sistema.

“A escolha da nossa marca proporcionará muitos ganhos para as empresas operadoras”, diz Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing de Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Além de ser fabricante da mais completa linha de chassis de ônibus do País, nossa Empresa oferece assessoria especializada em BRT, potencializando as vantagens desse sistema de transporte coletivo urbano para os gestores e operadores, bem como para a população, que ganha mais conforto e agilidade na mobilidade urbana”.

De acordo com a expectativa da BHTrans, o MOVE deverá entrar em operação no primeiro trimestre de 2014, modernizando e otimizando o transporte coletivo urbano de Belo Horizonte. Nesse sentido, boa parte do lote de 500 chassis Mercedes-Benz já está sendo entregue às empresas operadoras.