Mercedes-Benz lança novidades para chassis O 500 na FetransRio

Linha rodoviária do chassi O 500 ganhou itens como freio automático de emergência, sensor de faixa e sensor de pressão e temperatura dos pneus

O 500A 11ª edição da FetransRio começou nesta quarta-feira no Rio de Janeiro com a apresentação novas tecnologias para ônibus no Brasil. A Mercedes-Benz abriu o evento demonstrando um dos destaques da marca na feira para sua linha de chassis rodoviários O 500, o AEBS (Advanced Emergency Breaking System, Sistema Avançado de Frenagem de Emergência em português).

Como é possível ver no vídeo, o sistema freia automaticamente o ônibus sem intervenção do motorista caso este não freie o veículo por conta própria após os primeiros avisos sonoros emitidos. O AEBS equipa o chassi rodoviário 500 RSD 6×2 juntamente com outros dois itens de segurança exposto na FetransRio: o LDWS (Lane Departure Warning System, conhecido no Brasil como sensor de Faixa) e o TPMS (Tyre Pressure Monitoring System, ou Sistema de Monitoramento de Pressão e Temperatura dos Pneus).

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“São inovações que vão aumentar a segurança dos passageiros e trarão vantagens competitivas para os operadores, que terão custos reduzidos com as queda nos números de acidentes e reparos e aumento na disponibilidade”, afirma Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing de Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

Além do O 500 RSD 6×2, a Mercedes-Benz também expõe na feira os chassis rodoviários O 500 R com caixa automática ZF Ecolife e O 500 RSDD 8×2. O chassi O 500 RSD 6×2 é equipado com a transmissão automatizada Mercedes PowerShift. Uma novidade que está disponível para todos os chassis rodoviários é o novo painel de instrumentos, com ferramentas como definição de meta de consumo de combustível, além de um volante multifuncional e tacógrafo digital.

SuperarticuladoChassis urbanos

Na FetransRio, a Mercedes-Benz também lança oficialmente no mercado uma versão do chassi O 500 MDA HD (Heavy Duty) para ônibus superarticulados com maior capacidade, para mais de 220 passageiros. “Este novo superarticulado está à venda e já opera no maior BRT do Brasil, do Rio de Janeiro, sistema que foi utilizado por cerca de 11,7 milhões de pessoas durante os Jogos Olímpicos neste ano, e que é o principal legado de mobilidade urbana para a população da cidade e para o grande número de turistas que a visitam anualmente”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

Uma nova posição da captação de ar para o motor do veículo permitiu um maior aproveitamento de espaço interno, especialmente na parte traseira do ônibus. Juntamente com uma articulação robusta, isso possibilitou a configuração do salão de passageiros com 48 assentos, sendo um assento para cadeirante, e espaço para 175 pessoas em pé.

“Nosso novo superarticulado fará ainda mais diferença no mercado, oferecendo 10% de aumento no número de passageiros em relação ao O 500 MDA do atual portfólio, mantendo-se o mesmo comprimento total de 23 metros do veículo com apenas uma articulação”, diz Leoncini. “Ou seja, as empresas poderão transportar mais passageiros, otimizando a sua rentabilidade operacional, sem ocupar mais espaço nos corredores e faixas exclusivas do BRT e de outros sistemas, nos quais já tem uma imagem consolidada de eficiência, agilidade e conforto”.

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