Meritor comemora 60 anos e crê em crescimento em 2017

Principal fornecedora de eixos e sistemas para o drivetrain de veículos comerciais pesados na América do Sul, a Meritor está comemorando 60 anos no Brasil demonstrando confiança na retomada do crescimento da economia do país em mais de 25% em 2017.

940x529_Produção Meritor

Estabelecida no país em 1956, a Meritor foi pioneira no mercado de eixos para veículos pesados no Brasil e vem desde então desenvolvendo produtos para grandes montadoras como Ford, Mercedes-Benz, MAN Latin America, Volvo, Iveco, DAF, Agrale e International.

“É muito importante estar na indústria de eixos do Brasil, estamos sempre inovando e acompanhando a evolução tecnológica das montadoras com investimento e conteúdo local. Para nós, os 60 anos é um marco que, com os investimentos que temos na parte de tecnologia e qualidade, mostra realmente que vamos continuar investindo por muitos e muitos anos no país, assim como a Meritor nos Estados Unidos, onde já atua há mais de 100 anos”, afirmou Kleber Assanti, diretor de vendas OEM, marketing e recursos humanos da Meritor na América do Sul.

Apesar do atual momento econômico do país, a empresa está confiante e crê na retomada do crescimento a partir do fim de 2016 e prevê 2017 com um aumento de cerca de 20% a 25% na produção de veículos pesados. Para os diretores da empresa, um terço desse crescimento virá da retomada de investimentos e renovação da frota, um terço pela regularização de estoques das montadoras e um terço com aumento de financiamentos através de programas de incentivo.

“Nós analisamos uma série de aspectos. O primeiro é o estoque das montadoras, que está muito baixo e nem sempre quando o empresário vai comprar um caminhão encontra o produto que ele precisa na concessionária. Junta-se a isso a confiança da indústria e dos consumidores que está voltando, os indicadores econômicos favorecendo, juros baixando e, por fim, a frota muito antiga”, analisa Assanti. “Nós temos aí uma frota com mais de 500 mil caminhões com mais de cinco anos. Se 10% dos donos desses veículos resolverem renovar essa frota são 50 mil caminhões no ano. Se você vende cinco mil veículos por mês hoje, precisa ter um estoque de sete mil veículos, se você aumentar isso para seis mil, já vai precisar aumentar o estoque e a produção e é nisso que a gente acredita. Nós conversamos com muitas montadoras e essa retomada na produção é o que todos estão esperando”, conclui.

Atualmente, a Meritor está com cerca de 20% de sua produção ociosa e, a partir do momento em que o mercado voltar a precisar, ela estará pronta para atender à demanda.

Histórico

Atualmente a Meritor possui fábricas de eixo em Osasco (SP) e em Resende (RJ), dentro do parque de fornecedores da MAN Latin America, e mantém uma joint venture com a Randon, desde 1986, para a produção de freios em Caxias do Sul (RS).

Durante os 60 anos de operação no Brasil, a empresa já produziu mais de 8 milhões de eixos, sendo mais de 3,5 milhões para veículos comerciais.