A Meritor, fornecedora de eixos e sistemas para o drivetrain de veículos comerciais pesados na América do Sul, inaugurou recentemente a sua linha de montagem dos eixos 17x e 18x, ocasião que contou com a presença de Chris Villavarayan, presidente da Meritor para as Américas na divisão CVS. Já fabricados no País desde 2013, o processo de seleção e montagem e ajustes dos componentes agora torna-se automatizado, conferindo aos produtos um maior controle de qualidade e segurança na operação.
O investimento na implantação do sistema automatizado para a nova linha de montagem dos diferenciais está estimado em US$ 2,5 milhões somente nessa etapa, dentro de um processo que vem sendo desenvolvido desde 2012. “As principais vantagens dessa nova operação é que conseguimos atender a demanda de clientes que necessitam de conteúdo local. Dessa forma, é possível que as montadoras cumpram as normas propostas pelo Inovar-Auto, que possui como índice mínimo de nacionalização 65% das autopeças”, explica Chris Villavarayan. Atualmente, as principais montadoras do mercado utilizam os eixos produzidos pela Meritor.
Dentro do pacote de novidades instauradas pela sistemista há ainda o novo processo de soldagem de suportes nas carcaças estampadas, utilizando dois robôs para execução da soldagem. Criado para aprimorar a qualidade e sanar um gargalo de produção existente na planta, o mecanismo foi todo criado e projetado pelos engenheiros da Meritor do Brasil em parceria com fornecedores locais, utilizando robôs de ultima geração em combinação com dispositivos modernos de fixação e movimentação.
A empresa expandirá ainda o número de células existentes para que todo o processo de solda dentro da planta seja realizado dessa maneira: “Investiremos muito na formação profissional de nossos colaboradores. Quem opera a solda hoje será preparado para atuar como operador técnico em robótica, por exemplo, para que todos possam evoluir junto com a Meritor”, define Alexandre Marien, diretor de operações da Meritor para América do Sul.