Meritor lança eixo MS 18X para equipar Cargo extrapesado

A Meritor anuncia ao mercado a chegada do seu eixo inédito, o MS 18X. O componente passou a ser produzido na unidade de Osasco recentemente, e faz parte de uma nova geração de eixos com soldagem a laser, detalhe que elimina fixações aparafusadas na caixa do diferencial e aumenta a capacidade de carga trativa.

O eixo, que estreia no novo Ford Cargo, caminhão extrapesado da montadora, deve equipar também outros modelos e marcas do mercado futuramente. “Este é um produto completamente novo. A Meritor investiu muito nesta tecnologia, que é inovadora e eficiente, e em um futuro próximo acabará descontinuando os modelos antecessores”, pondera Osmar Silva, gerente de vendas da Meritor.

Seu sistema de bloqueio do diferencial é do tipo acoplamento curvic coupling, que permite maior capacidade de manobra em terrenos escorregadios, proporcionando mais segurança e praticidade. Este componente pode ser aplicado em caminhões de até 60 toneladas e possui versões com freios a tambor ou a disco, contando ainda com ABS opcional. O eixo traz economia em manutenção. Além disso, ele reduz as emissões e economiza combustível, pois tem uma eficiência energética maior, possibilitando uma redução do consumo de até 2%.

“As características do produto garantem durabilidade, baixo custo e fácil manutenção. O diferencial está compacto, é mais resistente ao atrito e mais eficiente. Perfeito para as aplicações do setor brasileiro. Também temos o MS 17X, que equipa veículos de até 45 toneladas e possui a mesma tecnologia, atendendo uma ampla gama de necessidades” informa Arnaldo Camarão, engenheiro-chefe da Meritor.