Apresentada durante a Fenatran 2013, a balança embarcada da Rossetti já apresenta seus resultados. Durante a participação da implementadora no 6º Workshop de Redução de Custos na Mina e na Planta, a empresa explicou sua tecnologia na palestra “O controle de carga como fator de redução de custos”, a palestra ministrada por Fabio Soave, Gerente de Engenharia de Produto da Rossetti.
Na ocasião, a fabricante apresentou o caso de sucesso de uma mineradora de Belo Horizonte (MG) que está utilizando o sistema de balança embarcada da Rossetti. Na palestra, Soave abordou as vantagens da balança embarcada como a maximização do uso e aumento da vida útil do equipamento, redução de tempo de ciclo e aumento da segurança. Além disso, a empresa demonstrou, de forma qualitativa, os pontos onde é possível identificar a redução de custos através do uso do implemento.
A balança embarcada da Rossetti se difere de outras soluções de pesagem por aferir o peso durante o processo de carregamento, com margem de erro abaixo de 4%. Dessa forma, ela auxilia com precisão o operador responsável por encher a caçamba. O recurso permite, ainda, que a caçamba seja carregada dentro dos parâmetros de segurança do caminhão, evitando que ele trafegue com excesso de carga ou abaixo da sua capacidade. O sistema monitora e armazena os diversos dados da operação, facilitando o gerenciamento da frota e da produção.