Morre Marcos Souto Maior, um mestre do jornalismo especializado em transporte

Por Mauro Cassane,
editor-chefe do Portal Brasil Caminhoneiro

Ontem, domingo, 29, foi um dia triste para todo o setor de transporte no Brasil. Marcos Souto Maior, um jornalista icônico do setor, com mais de 40 anos de experiência, e um texto refinado, faleceu na cidade de São Paulo. “Marquito“, como era mais conhecido entre jornalistas, amigos, empresários e executivos da indústria automotiva, foi um dos precursores da cobertura jornalística especializada em caminhões. Foi um grande mestre para toda uma geração de jornalistas do setor (incluindo este escrevente). Começou no início dos anos 1970 na Editora Abril com o desafio de editar a revista “O Carreteiro” que foi a primeira revista com grande circulação que cobria o universo dos caminhoneiros brasileiro e que está até hoje em circulação.

Com sua larga experiência, ainda nos anos 1980, foi convidado para escrever e dar consultoria para os primeiros argumentos de um dos seriados de maior sucesso da Rede Globo, “Carga Pesada“, que quase todo mundo sabe, tratava da vida dura de um caminhoneiro, interpretado por Antonio Fagundes, como o motorista, e Stênio Garcia, como seu fiel assistente e amigo. Já naquela época ninguém melhor que o “Marquito” para entender do mundo real dos caminhoneiros do Brasil.

“Marquito”, dono de um texto elegante, direto e, muitas vezes, bem humorado, ao longo de quatro décadas sempre escrevendo sobre o setor de transporte, passou por outras importantes publicações voltadas aos caminhoneiros e empresários do setor. Também foi, por quase uma década, editor da revista “Caminhoneiro“, que também é muito conhecida dos profissionais da estrada.

O Brasil perdeu ontem um ícone e um grande mestre do jornalismo. A maioria dos jornalistas que hoje em dia escreve sobre o universo dos caminhoneiros perdeu um amigo, um sábio que conhecia tudo destas estradas do Brasil afora. É muito raro encontrar um único leitor de revistas ou notícias de transporte que não tenha tido a honra de se deparar com um excelente texto com a assinatura de Marcos Souto Maior. “Marquito”, sem dúvida, deixa saudade, mas certamente cumpriu com competência e altivez sua missão nesta vida. Toda equipe do Portal Brasil Caminhoneiro bem como do Programa Brasil Caminhoneiro rende a este respeitável profissional merecida homenagem.