Mostra Internacional de Equipamentos Pesados 2012 traz basculante BEML BH100

A BEML, fabricante de equipamentos de terraplenagem que atua sob a direção do Ministério da Defesa da Índia, expôs o basculante BH100, com capacidade para 100 toneladas e equipado com a transmissão automática Allison H8610A, no 4º International Mining, Exploration, Mineral Processing Technology & Machinery Exhibition realizado no Salt Lake Stadium Ground, Calcutá, Índia, realizado no primeiro bimestre.

O BH100 é o maior basculante produzido pela BEML. A nova transmissão que equipa caminhão foi desenvolvida para proporcionar o máximo de produtividade, confiabilidade e durabilidade, além do aumento dos níveis de manobrabilidade, conforto e segurança.

A transmissão totalmente automática combina os benefícios da tecnologia do conversor de torque hidráulico com ciclo de controle adaptativo. A H8610A possui sistema dual torque, o que sugere elevado índice de torque desde as baixas rotações do motor para compensar o maior esforço nas arrancadas. O controle eletrônico CEC2 conecta motor, transmissão e sistemas do veículo.

O CEC2 consiste dos cinco principais componentes do motor atrelados à transmissão por um mesmo gerenciamento: central eletrônica (ECU); sensor de posicionamento do acelerador (TPS) ou comunicação eletrônica direta; três sensores de velocidade; seletor remoto de mudanças; e conjunto de válvulas. A otimização de toda unidade motriz resulta em mudanças de marchas consistentes, aumento da durabilidade do trem de força, e maior eficiência na operação do veículo, permitindo uma melhor eficiência energética do combustível.

Ram Amarnath, diretor geral da Allison Transmission da Índia, que foi a Calcutá visitar o estande da BEML no IME 2012, afirmou: “Estamos satisfeitos por ter sido escolhidos pela BEML como fornecedor das transmissões automáticas para o maior e mais moderno caminhão basculante da marca. Depois de anos operando no mercado indiano de veículos fora-de-estrada por meio de licenças de fabricação com produtores locais, estamos animados por reatar negociações diretamente com a BEML com a apresentação da nossa transmissão H8610A. Além da presença local estamos trazendo nossa experiência global no setor de mineração para a parceria com a BEML, empresa líder em mineração na Índia e em equipamentos para construção”.

Foto: Divulgação/Allison