Motor Volvo mais vendido na Europa ganha versão Euro 6

A Volvo Trucks apresentou na Europa o novo modelo de motor adaptado para as duras exigências do Euro 6. Com este novo propulsor, as emissões de óxido de nitrogênio caíram 77% e as emissões de material particulado foram reduzidas pela metade. O primeiro modelo desenvolvido é o D13, de 460 cv, que segue um padrão que hoje equipe mais de um terço dos caminhões Volvo.

“O Volvo FH recebe um novo motor Euro 6 otimizado para ter velocidade e fazer o transporte com eficiência no consumo de combustível em boas estradas. Os primeiros caminhões com o novo motor serão entregues na primavera de 2013 (por volta de março do próximo ano)”, afirma Mats Franzén, Gerente de Estratégia e Planejamento em Motor Volvo Trucks.

A demanda dos clientes pelos caminhões Euro 6 ainda estão em um nível modesto. Desde fevereiro de 2012 é permitida a venda de veículos com o novo padrão de controle de emissões na Europa. No entanto, ainda haverá mais dois anos antes que os requisitos tornem-se obrigatórios.

Assim como aqui no Brasil, a troca do Euro 5 para o Euro 6 na Europa também um aumento no preço de veículos novos. Porém, como o tempo de troca de um padrão para o outro não é tão imediato como o que vivemos por aqui no fim de 2011 e início de 2012, a adaptação do mercado será mais natural. Sem dizer que o aumento de custo pode ser parcialmente compensado por vários incentivos financeiros e pacotes, sobretudo em operações regionais de trânsito e de longa distância na Europa.

“Hoje é difícil determinar o tamanho da demanda. O resto da gama de motores Euro 6 será lançado bem antes do período final para começarmos a vender veículos Euro 6, em 1º de janeiro de 2014 “, relata Mats Franzén.