Arábia Saudita era o último país do mundo a proibir as mulheres de dirigir
O último domingo (24) passou a ser uma data histórica para as mulheres na Arábia Saudita, quando deixou de vigorar a lei que as proibia de dirigir automóveis.
A Ford foi uma das organizações que apoiaram esse movimento e, além de criar um programa de treinamento na sua rede para atender as novas consumidoras, também está incentivando mulheres jornalistas a conhecer e se integrar ao setor automotivo.
Na Arábia Saudita, a Ford é representada exclusivamente pela Al Jazirah Vehicles Agencies, que está presente em todo o país, incluindo dois dos maiores showrooms da marca no mundo.
Uma revenda na capital, Riad, foi preparada para atender as mulheres, com instalações renovadas, consultoras de vendas treinadas, programa de test-drive e serviço de retirada e entrega do veículo em casa. Outros serviços de assistência serão oferecidos em breve para aumentar a conveniência das clientes.
“A Ford está comprometida em oferecer os produtos, serviços e experiência de propriedade que nossas clientes na Arábia Saudita esperam”, diz Crystal Worthem, diretor de Marketing da Ford Oriente Médio e África.
“Desde o anúncio do decreto real autorizando as mulheres a dirigir, temos trabalhado com nossa rede para dar boas-vindas a elas. É um processo contínuo e queremos evoluir junto com as necessidades das consumidoras.”
Imprensa automotiva
A Arábia Saudita era o último país do mundo a proibir as mulheres de dirigir e o fim dessa restrição abre também um novo campo para elas na imprensa automotiva.
Ciente disso, a Ford Oriente Médio e África convidou duas jornalistas sauditas para um programa especial. Durante dois dias, Layan Damanhouri, do diário Saudi Gazette, e Nawal Turki AlJabr, editora da Seção Feminina do diário Al Riyadh e apresentadora de rádio, conheceram o trabalho dos times de desenvolvimento do produto, engenharia e comunicação da empresa.
“Este é um momento histórico e uma oportunidade única de encorajar as mulheres a optar por uma nova carreira”, diz Sue Nigoghossian, gerente geral de Comunicação da Ford Oriente Médio e África.
“A excelência da imprensa automotiva é feita de opiniões independentes de jornalistas bem informados e estamos empolgados em ajudar essas profissionais a encontrar seu espaço e compartilhar sua visão sobre a indústria automobilística.”
As duas jornalistas conheceram os principais aspectos que devem ser observados ao avaliar e testar um veículo e como tornar as matérias e fotografias dos carros mais atraentes.
“Foi uma excelente iniciativa que deu uma visão do jornalismo e da comunicação dentro da indústria automotiva”, comenta Layan Damanhouri. “Foi um bom começo para satisfazer minha curiosidade e me inspirou a pesquisar mais em revistas, Instagram e programas de TV da área.”