Museu de Máquinas Agrícolas ganha primeiro trator para acervo

Durante a cerimônia de abertura da 19ª Agrishow, o governador Geraldo Alckmin anunciou a criação do Museu de Máquinas Agrícolas. Através dele, a história do Brasil agrícola e o desenvolvimento da tecnologia para o homem do campo ganha outra maneira de ser contada, retratando a evolução da agricultura brasileira através da exposição de máquinas e implementos utilizados por trabalhadores rurais ao longo do tempo.

A secretária de Agricultura e Abastecimento, Mônika Bergamaschi, revelou a primeira peça do acervo durante o 4º. Encontro da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados, no dia 4 de maio, realizado no Centro de Cana do Instituto Agronômico. Trata-se de um Trator Farmall 1947, primeiro modelo americano importado para o Brasil da empresa TMA que integra o grupo Tracan – montadora Case -, com sede em Ribeirão Preto. A máquina, que está na Concessionária Tracan de Araçatuba, foi doada pelo presidente do grupo, Artur Monassi.

Ainda sem data para ser inaugurado, o Museu das Máquinas Agrícolas ficará na Fazenda Experimental, em Ribeirão Preto, onde a Agrishow é realizada.


Foto: Divulgação/Ministério da Agricultura de São Paulo