Na busca por marco histórico no mercado de caminhões, Scania evolui Euro 5 e apresenta Streamline

por Leandro Tavares,
de Piracicaba (SP) para o Brasil Caminhoneiro

Há certos momentos na história em que um acontecimento ou uma invenção são responsáveis pela total mudança de paradigmas consagrados. No mercado de caminhões isso fica evidente com fatos como a introdução de novos motores, como por exemplo a transição do Euro 3 para o Euro 5 no Brasil, ou a adoção de caixas de câmbio automatizadas.

Só o tempo irá dizer se um lançamento será de fato um marco histórico, mas nos dias 30 e 31 a Scania mostrou que vive uma busca incessante para alcançar um novo patamar no setor. Em evento realizado no interior de São Paulo, nas cidades de Águas de São Pedro e Piracicaba, a fabricante sueca apresentou o Streamline, novo conceito para modelos de caminhões das cabines G, R e R Highline da marca que, com mudanças aerodinâmicas e evoluções de tecnologias já existentes, como a caixa de câmbio Opticruise e o piloto automático, agora chamado de Ecocruise, promete a redução do consumo de combustível em 4% em relação aos já econômicos motores Euro 5. Quando comparado aos motores Euro 3, a queda chega aos 15%. Desta maneira, é possível pensar no Streamline como um Euro 5.5, um marco dentro da atual geração de veículos no Brasil.

No entanto, o Streamline não é uma revolução somente pela questão tecnológica. A Scania tem como foco oferecer também uma evolução do pacote de serviços, incluindo programas (softwares de diagnóstico dos componentes) que diminuem o tempo que o caminhão precisa ficar parado na concessionária, a introdução do óleo sintético LDF-3, e os já conhecidos programas de profissionalização de motoristas, sendo que estes quando bem treinados podem elevar em mais 10% a redução do consumo de combustível, chegando 25% de diferença em relação a um motorista destreinado guiando um veículo Euro 3. Com isso, a marca acredita que haverá economia de cerca de 15% no custo de manutenção, sem contar o ganho em disponibilidade.

“Demos um foco total em aerodinâmica, aonde poderíamos melhorar. Focamos nesse produto. Demos foco também no posto do motorista, tanto na condução quanto no descanso. E também tivemos foco na nossa aposta, que é o lançamento de serviços customizados. Estamos fazendo isso para trazer novos conceitos de desempenho, economia de combustível, de disponibilidade e conforto ao motorista”, afirmou Marcel do Prado, o responsável por portfólios de produtos da Scania Brasil.

Teste aerodinâmico do Streamline

“O Streamline representa uma busca da melhoria contínua, um conceito Scania de evolução de produtos, suportado por quatro pilares, que são economia de combustível, disponibilidade, desempenho e motorista”, afirma Eronildo Santos, diretor de Vendas de Veículos da Scania no Brasil. “Vale a pena ressaltar que para atingir a racionalização eficiente do combustível são precisos três fatores-chave: um condutor bem treinado, o veículo especificado corretamente e a manutenção adequada.”

A partir desta quinta-feira todas as casas da rede Scania já estão preparadas para vender os caminhões e serviços Streamline, sendo que os veículos terão aumento de cerca de 8% no custo em relação aos modelos Euro 5. Sendo assim, os valores partem de R$ 380.000.

Consumo inteligente

Com o Streamline, a Scania introduz no mercado a quarta geração da caixa de câmbio Scania Opticruise, que possui novo sistema de lubrificação e nova função de condução: Modo Econômico. A integração entre a transmissão e o Ecocruise, piloto automático inteligente, resulta na economia de combustível.

Alavanca do Opticruise

“Quando a subida está começando a aliviar, o sistema diminui a aceleração do motor, para de ejetar combustível, diminuindo assim o consumo. Ele vai perder um pouco de velocidade, até 5 km/h, mas o importante é que a inércia do veículo vai vencer o fim da subida, e o motor vai economizar combustível”, explica Marcel do Prado. E não é somente na subida que o Ecocruise atua. O piloto automático também usa a descida para economizar diesel. “Você programa para descer a 60 km/h. O sensor da Opticruise vai sentir o fim da descida, o Retarder solta um pouco o peso da caminhão, chegando a 65 km/h, deixar a inércia empurrar o caminhão, e assim que chegar na velocidade definida pelo condutor é que ele vai voltar a acelerar. São detalhes, mas é isso que define a economia de combustível”, concluiu o executivo.

Computador de bordo mostra modo de direção econômica

Nos motores não há mudanças, sendo que os propulsores disponíveis no Streamline são os de 13 e 16 (V8) litros. A gama estreia também o novo eixo traseiro R885, com capacidade máxima de tração aumentada em 18% em relação ao equipamento atual.

No lado externo da cabine, os ganhos aerodinâmicos também são responsáveis pela redução do consumo de combustível. Os detalhes alterados são as laterais da grade, defletor de ar de série, novo design do quebra-sol e para-choque rebaixado, que agora “abraça” os degraus. Os modelos também são equipados com lanternas em LED e faróis H7 de halógeno de série e, como opcional, novos faróis de xenônio. O renovado controle da suspensão a ar ganhou quatro opções de memória e alta de 25% no intervalo de manutenção.

Detalhe do para-sol

Foco no motorista

O Scania Streamline também busca ampliar o conforto e a profissionalização dos motoristas do Brasil. Para garantir o cumprimento das metas, a Scania continua oferecendo o treinamento de motoristas, que pode ser adquirido em qualquer uma das mais de 100 concessionárias, e o Driver Support, o tutor eletrônico instalado no painel para a análise em tempo real da condução.

Radio com GPS integrado

O interior da cabine também traz novidades. O cliente vai encontrar um novo computador de bordo, novo rádio com GPS, Bluetooth e USB, novas cores de revestimento nos painéis da parede, novos assentos de couro (com ventilação e ajuste de pescoço) e climatizador de série. Pela primeira vez no Brasil, a Scania disponibiliza um bafômetro integrado ao painel. O caminhão só dará partida após o motorista fazer o teste e comprovar que não está alcoolizado.

Pacotes de serviços personalizados

Com o novo conceito, a Scania apresenta para o Streamline e sua linha 2014 de caminhões quatro pacotes personalizados de opcionais: Segurança, Motorista, V8 e Estilo.

Parte importante do Streamline é a oferta de soluções combinadas de produtos e serviços para atingir altos níveis de rentabilidade, economia de combustível e maior disponibilidade da frota. Esse leque de soluções contempla o novo Programa de Manutenção Scania formado por quatro categorias (Premium, Trem de Força, Standard e Compacto), a Manutenção Flexível, o Sistema de Diagnose e Programação Scania (que promove diagnósticos mais rápidos e precisos) e Consultoria de Desempenho. Outra novidade do lançamento é o uso do óleo sintético como alternativa ao mineral, que pode até dobrar o intervalo de troca e diminui o custo da manutenção por quilômetro.

Os benefícios dos pacotes Streamline serão ampliados para outros modelos da Scania. Ou seja, os clientes que já possuem veículos Euro 5 na frota pode contratar serviços para seus caminhões.

Concessionárias não serão esvaziadas

Mesmo com todo o trabalho para aumentar a disponibilidade do caminhão, a Scania garante que as concessionárias não deixarão de ter lucro com a operação. “A Scania e a rede acreditam que devemos ser parceiros e construtores de negócios para os nossos clientes e oferecer para eles a melhor alternativa de custo-benefício para o transporte de cargas. A rede vai ganhar dinheiro na medida em que prestar um serviço, e que ele seja de qualidade e efetivo. O nosso desafio é que ao longo de toda a vida útil do veículo a gente tenha algum tipo de relacionamento com o cliente, e isso vai fazer com que a rede tenha rentabilidade e garanta o seu lucro, na relação do dia-a-dia com o cliente”, afirmou Silvio Renan de Souza, gerente de vendas de peças e serviços de veículos comerciais da Scania Brasil.

“O fato que o cliente fique mais longe da concessionária não necessariamente desabilita o nosso relacionamento com o cliente. Os nossos pacotes incluem treinamento de motorista, consultoria sobre o desempenho dos dados operacionais, programações de inspeções, e em casos específicos aonde haja a necessidade, nós também podemos oferecer combos, em casos especiais, em que se possa fazer a análise dos dados armazenados nos módulos eletrônicos, complementou.

Fotos: Divulgação

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