Há 16 anos a S10 é referência no mercado de picapes médias do Brasil. Tanto que quase metade da frota circulante da categoria no país foi fabricada pela Chevrolet. Apesar de toda a história do modelo, a nova S10 vem confirmar a tradição da marca para ser uma nova referência no segmento e mostrar que não parou no tempo.
Projetado no Centro de Desenvolvimento da GM do Brasil, localizado em São Caetano do Sul, o veículo tem como destaque o novíssimo motor Chevrolet 2.8 CTDI, que oferece o maior torque da categoria. No entanto, mesmo sendo um projeto nacional, a produção não fica restrita à fábrica de São José dos Campos, em São Paulo. A nova S10 já é produzida na Tailândia e em breve terá outras unidades da GM no mundo fabricando a picape.
“O desenvolvimento da S10 foi muito além do mercado brasileiro. Criamos um veículo global, para rodar em qualquer canto do mundo”, afirma Grace Lieblein, presidente da General Motors do Brasil. “Na verdade, o Centro de Desenvolvimento da GM do Brasil, que fica em São Caetano do Sul, desenvolveu diversas opções da picape em três diferentes cabines – simples, estendida e dupla – com duas alturas e diferentes tipos de suspensão”, completa Grace.
“Nosso mantra desde o início foi ‘reboca tudo, vai a qualquer lugar'”, afirma Brad Merkel, diretor executivo da linha de picapes médias. “Essa picape oferece excelente capacidade de reboque e carga atrelada a economia de combustível, qualidade e refinamento de construção, design sensacional e diversas opções de configuração. Foi desenvolvida para suprir as necessidades e desejos de compradores mais exigentes e também para as necessidades e anseios de frotistas. A nova S10 pode ser uma picape de trabalho ou um veículo familiar, com luxo e sofisticação”, completa Merkel.
E é para o trabalho pesado que o modelo ganhou um novo motor, o 2.8 Turbodiesel, que tem bloco de ferro fundido, para garantir durabilidade, e cárter e cabeçote feitos em alumínio, como parte de uma dieta para reduzir seu peso, e também oferece muita tecnologia, a fim de reduzir emissões, melhorar o consumo e ganhar em suavidade. O resultado de tanta tecnologia é o maior torque da categoria. São 47,9 kgfm disponíveis já nas 2.000 rpm. A potência também não fica atrás: são 180 cv a 3.800 rpm. Além do Chevrolet 2.8 Turbodiesel, a empresa promoveu importantes alterações no motor 2.4 FlexPower que o deixaram ainda melhor.
A nova Chevrolet S10 apresenta novidades também na transmissão. São novas caixas de câmbio manuais de cinco marchas, FSO2505 e a FSO2105 (para motores Diesel e Flex), desenvolvidas para a nova S10 e uma inédita e exclusiva transmissão automática de seis marchas.
“As duas caixas manuais são bem semelhantes”, afirma Paulo Riedel, diretor de Powertrain da General Motors do Brasil. “A diferença básica entra elas está nas relações de marcha. Nosso desenvolvimento foi focado, além da durabilidade, em importantes calibrações na área de engates. A primeira delas são sincronizadores triplos que, aliados com uma alavanca de menor curso e com engrenagens retificadas e de alta precisão, garantem engates fáceis e descomplicados, incluindo os de ré, que também são sincronizadas”, completa Riedel.
As versões 4×4 apresentam nova caixa de transferência de duas velocidades com reduzida e opção de engate 4Hi “shift on the fly” que permite o engate do sistema em velocidade.
A nova S10 chega em 12 configurações da picape, que se dividem entre motores diesel e Flex, cabine duplas e simples, tração 4×2 e 4×4 e ainda três níveis de acabamento e equipamentos: LS, LT e LTZ, respeitando a nova nomenclatura aplicada a todos os veículos Chevrolet.
O interior da nova S10 também impressiona. Com um painel de linhas fluidas, integrado com o console central e o conceito de Dual Cockpit, o interior da nova S10 combina características de design encontradas em um carro com a ousadia e a robustez esperadas em uma picape deste porte. “Nossa filosofia, desde o início, foi a de criar um projeto suficientemente versátil para satisfazer os mais variados tipos de consumidores. Do Brasil e do mundo”, explica Carlos Barba. “Tínhamos que conseguir linhas que atendessem os clientes que utilizarão a picape diariamente como ferramenta de trabalho e também os que esperam o luxo e a elegância encontrados em carros mais caros. No final, conseguimos um resultado que atende muito bem a todos estes interesses”.
Preços da linha S10
2.4 Flexpower
Versão LS – Cabine Simples – 4×2 – R$ 58.868,00
Versão LT – Cabine Simples – 4×2 – R$ 61.890,00
Versão LS – Cabine Dupla – 4×2 – R$ 66.350,00
Versão LT – Cabine Dupla – 4×2 – R$ 72.490,00
Versão LTZ – Cabine Dupla – 4×2 – R$ 84.400,00
2.8 Turbodiesel CTDI
Versão LS – Cabine Simples – 4×4 – R$ 85.400,00
Versão LT – Cabine Dupla – 4×2 – R$ 98.900,00
Versão LT – Cabine Dupla – Transmissão automática – 4×2 – R$ 103.900,00
Versão LT – Cabine Dupla – 4×4 – R$ 109.500,00
Versão LT – Cabine Dupla – Transmissão automática – 4×4 – R$ 113.400,00
Versão LTZ – Cabine Dupla – Transmissão automática – 4×2 – R$ 117.400,00
Versão LTZ – Cabine Dupla – Transmissão automática – 4×4 – R$ 135.250,00
Imagens: Divulgação/ Chevrolet