Neblina exige mais atenção dos motoristas, alerta CCR MSVia

Acender o farol baixo ou a luz de neblina e trafegar em menor velocidade reduzem o risco de acidentes

940x529_neblina em trecho da BR-163 MS
Fenômeno climático tende a ser mais comum nesta época do ano (Foto: Rachid Waqued/CCR MSVia)

A CCR MSVia alerta aos motoristas que trafegam pela BR-163/MS para que redobrem a atenção nesta época do ano, em que a incidência de neblina aumenta em razão das baixas temperaturas.

De acordo com  Keller Rodrigues, gestor de Interação com o Cliente da Concessionária, a neblina prejudica a visibilidade dos motoristas e exige muito mais atenção nesta época do ano, principalmente durante a madrugada e nas primeiras horas da manhã.

Veja também: 11 dicas de segurança para evitar acidentes de trânsito

“Nunca é demais lembrar que o veículo precisa estar com luzes de direção, faróis e lanternas em bom estado de conservação, além de contar com  o reservatório de água cheio e as palhetas do limpador de para-brisa em bom estado”, alerta o engenheiro, lembrando que os vidros sujos tendem a embaçar mais facilmente.

“Nessa época, mais do que nunca, é preciso manter o pára-brisa sempre limpo, o que pode ser feito com a aplicação de álcool com papel do tipo toalha ou guardanapos secos para a limpeza”, diz Rodrigues.  Outra medida é manter as janelas abertas, sempre que possível, ou acionar a ventilação interna ou o ar-condicionado.

“Além disso, é fundamental aumentar a distância em relação ao veículo que segue à frente, acender o farol baixo ou a luz de neblina, e trafegar em menor velocidade”, diz o engenheiro. “Medidas preventivas como essas auxiliam o usuário a ter uma viagem mais segura e colaboram para minimizar os riscos.”