Séries S e R da Scania ganham prêmio “Caminhão Internacional do Ano”

Em votação realizada todos os anos por jornalistas europeus, as Séries S e R ganharam o prêmio e ficaram à frente do Stralis NP e XP, da Iveco, e do novo Actros, da Mercedes-Benz

Scania S
Série S – os novos modelos das famílias S e R foram apresentados ao mercado após um programa de desenvolvimento de 10 anos (Foto: Dan Boman)

Apresentada semanas antes da 66ª edição do IAA, o Salão Internacional de Veículos Comerciais em Hanover, na Alemanha, a nova família de caminhões Scania foi eleita “Caminhão Internacional do Ano” de 2017. Os modelos contemplados fazem parte da Série R e S. O vice-campeão na categoria foram os Iveco Stralis NP e XP, e o Mercedes-Benz Actros ficou em terceiro lugar.

Esta é a quinta vez que veículos Scania são nomeados pela comissão julgadora e a terceira vez que um modelo Série R leva o título. A comissão é formada por jornalistas que representam 25 das mais importantes revistas do setor na Europa. Os novos Série R e S foram introduzidos após um programa de desenvolvimento de 10 anos.

Entre as novidades que chamaram a atenção dos jornalistas estão as melhorias em aerodinâmica da cabine, no conforto e na ergonomia, bem como a facilidade de condução do veículo, o desempenho do sistema de transmissão, a segurança e os serviços otimizados para o cliente.

Um dos pontos observados foi o menor tempo de mudança de velocidades da caixa automatizada Opticruise, e o desempenho do motor de 13 litros e 500 cv, que promove a causa do transporte sustentável, por poder ser abastecido com HVO (Óleo Vegetal Hidrotratado, um tipo de biodiesel) com o potencial de reduzir as emissões de CO² em até 90%.