Novo ônibus biarticulado para BRT pode tirar até 270 carros das ruas

A mobilidade urbana é um dos temas mais recorrentes dos dias de hoje. E entre as medidas para diminuir o trânsito das grandes capitais está a adoção de corredores de ônibus e sistemas de BRT (Bus Rapid Transit, que conta com corredores exclusivos e soluções que agilizam embarque e desembarque de passageiros). A Scania apresentou recentemente uma nova alternativa para este nicho.

O ônibus biarticulado F 360 HA possui 28 metros de comprimento e transporta 270 pessoas. Como não é raro ver em metrópoles motoristas viajando sozinhos em seus carros, é possível dizer que o modelo pode tirar até 270 veículos das ruas, ou 68 automóveis com 4 ocupantes.

O BRT vem ganhando espaço como solução viável para a mobilidade eficiente nas médias e grandes cidades. Atualmente, 27 cidades somam 61 projetos. O sistema é similar ao metrô, mas com custos operacionais até 10 vezes mais baixos e tempo de implantação de apenas 18 meses.

“O biarticulado Scania é uma solução eficaz e rápida para a população, e mais econômica e rentável para o operador, no transporte de alta capacidade”, diz Silvio Munhoz, diretor de Vendas de Ônibus da Scania no Brasil.