Novos ônibus biarticulado entram em operação no Rio de Janeiro

A cidade do Rio de Janeiro apresentou um novo modelo de ônibus biarticulado que entrará em fase de testes no BRT (Bus Rapid Transit) Transcarioca. No trajeto que liga o aeroporto do Galeão à Barra da Tijuca circularão duas unidades desenvolvidas pela Volvo de 28 metros e capacidade para 270 passageiros.

“A intenção é melhorar o sistema cada vez mais. Essa é uma evolução e tenho certeza que estes dois ônibus vão melhorar o conforto das pessoas” disse Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro.

O uso do veículo é consagrado em BRTs considerados referência, como o de Curitiba, no Paraná; e o de Bogotá, na Colômbia. “Em nossa operação nas canaletas do BRT de Curitiba, o uso de veículos biarticulados faz com que um número maior de passageiros seja transportado simultaneamente. Um biarticulado faz o papel de dois articulados de 18,6m, diminuíndo o número de mão de obra operacional, o consumo em total de litros, e a quantidade de pneus rodando”, diz Maurício Gulin, presidente da empresa Cidade Sorriso, uma das operadoras do BRT de Curitiba.

Ao circular por vias exclusivas, o consumo de combustível é otimizado. “Os horários de pico também são beneficiados pelos biarticulados, devido à sua grande capacidade de transporte”, complementa Eduardo Tows, gerente de manutenção da Cidade Sorriso.

Os ônibus biarticulados que entraram em circulação no Rio de Janeiro são equipados com caixa de transmissão automática, freio a disco e EBS, um sistema de controle eletrônico dos freios que oferece mais eficiência e estabilidade às frenagens. O modelo também possui controle de aceleração inteligente, que otimiza o consumo de combustível.