Obra para asfaltar parte da estrada Expresso Porto continua

Previsão para conclusão de parte da obra é início de outubro

Obra tem como principal finalidade melhorar a ligação entre duas unidades de saúde (Imagem: Reprodução/JRO)

A obra para asfaltar parte da estrada conhecida como Expresso Porto, em Porto Velho, continua. A previsão para a conclusão do serviço de 3,5 km de estrada é início de outubro. Há duas semanas, as máquinas estão em um trecho perto do Hospital do Câncer e do Hospital Santa Marcelina, na BR-364. É por conta das duas unidades de saúde que o asfalto vai ser feito no local.

A poeira no trecho é muito intensa, pois são cerca de 1400 carretas que passam por dia para descarregar grãos nos portos particulares, e retornam. O serviço na estrada está na fase de compactação da base e da sub-base. Dos 18 km do anel, apenas 3,5 km serão asfaltados agora.

Veja também: Estudo da Embrapa indica obras prioritárias para escoamento agrícola do país

Segundo Ezequiel Neiva, diretor do DER/RO (Departamento de Estradas e Rodagens), o período de chuva está próximo, então a equipe irá se esforçar para que, no período de no máximo 50 dias, os 3,5 km estejam prontos.

O Governo está liberando 2 milhões de reais, e quem executa é o próprio DER para não precisar fazer licitação. Mas além do trecho, a Estrada da Penal, que se encontra com o anel viário, também já foi alvo de muitos protestos e bloqueios de moradores, principalmente pela questão da poeira, no verão, e dos atoleiros, no inverno.

A reivindicação sempre foi o asfaltamento no trecho. O diretor do DER confirmou a data para iniciar os trabalhos: 22 de agosto. Uma empresa do Mato Grosso ganhou o edital. O primeiro lote será licitado e é de 16 km. O valor é de 24 milhões de reais. O segundo lote, de mais 16 km, custará o mesmo valor, mas ainda será licitado.

Com informações do G1 Rondônia