Óculos de realidade virtual simula efeito do álcool na direção do veículo

Ação educativa realizada pela CART e ARTESP leva óculos de realidade virtual à população

Óculos de realidade virtual simula efeito do álcool na direção do veículo (Foto: Divulgação/ CART)

Simular uma situação em que o motorista está sujeito a experiências de risco ao volante. Esta é a proposta do Rodovírtua que a CART (Concessionária Auto Raposo Tavares) levará para os municípios de Santa Cruz do Rio Pardo (SP) e Assis (SP) em parceria com a ARTESP (Agência de Transportes do Estado de São Paulo) nesta quarta-feira (7).

Os óculos de realidade virtual permitem aos cidadãos vivenciarem, por meio da tecnologia, a sensação e os perigos em duas situações: dirigir sob o efeito de álcool e atravessar em locais não permitidos, fortalecendo a mensagem da segurança para motorista e pedestre, respectivamente.

O projeto

O projeto consiste no uso de óculos de realidade virtual “carregados” com vídeos 360 graus que simulam situações a que o motorista está sujeito ao adotar atitudes de risco ao volante. A tecnologia permite ao público uma experiência de imersão em situações que oferecem grande risco aos usuários nas rodovias.

“Ao colocar os óculos de realidade virtual, a pessoa sente-se como se estivesse dentro do filme, e vivencia a ação como se fizesse parte da cena. A combinação de álcool e direção é um dos temas que a CART trabalha nesta e em outras ações que desenvolve com parceiros em projetos que envolvem as comunidades para sensibilizar motoristas e pedestres de que a segurança no trânsito depende de atitudes conscientes de cada um”, afirma Luis Santos, gerente de Operação da CART.

Locais e horários

Em Santa Cruz do Rio Pardo, o equipamento desenvolvido pela ARTESP e o DER (Departamento de Estradas de Rodagem) estará à disposição da população na Associação Comercial, das 13h às 17h.

Em Assis, a ação acontece na ONG Assis, das 13h às 17h. A tecnologia tem como principal objetivo despertar a consciência do usuário sobre a segurança viária, bem como a adoção de condutas apropriadas no trânsito.