Oito equipes divididas em nove estados para avaliar 100 fazendas do país

Por Evelyn Haas
da Redação do Portal

Um evento diferente começou nesta semana. O Rally da Pecuária. Em sua 1ª edição, oito equipes irão percorrer certa de 24 mil quilômetros, nove estados, com objetivo de fazer um retrato da situação da pecuária bovina do país.

Entre os dias 26 de setembro e 11 de novembro, as consultoras Agroconsult e Bigma farão o mapeamento de 100 fazendas brasileiras.

As equipes partirão de Brasília e se dividirão nas principais regiões de cria, recria, engorda e confinamento de gado. No local, elas avaliarão a pecuária bovina de corte e a qualidade das pastagens no Brasil. Dos 205 milhões de cabeças no Brasil, aproximadamente 170 milhões são gado de corte.

Ao longo da viagem, serão feitos levantamentos qualitativos focados na capacidade instalada de confinamentos, intensidade do uso de semi-confinamentos, estado da arte da integração lavoura-pecuária e disponibilidade de áreas degradadas de pastagens com potencial para a agricultura.

Para Maurício Palma Nogueira, diretor da Bigma Consultoria, “É importante melhorar a base estatística da pecuária no País, conhecer em detalhes os indicadores zootécnicos e verificar a qualidade das pastagens, que são a base da sustentabilidade dessa atividade”.

O trabalho das equipes e o roteiro completo da expedição poderão ser acompanhados pelo site www.rallydapecuaria.com.br

Imagem: Ilustração