Ônibus 100% elétrico começa a rodar no Rio nesta segunda-feira

A Fetranspor – Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro, e a BYD, empresa chinesa que é líder mundial em baterias e veículos elétricos, apresentaram na última sexta-feira (28) o ônibus 100% elétrico que entrou em circulação nesta segunda-feira (31) na capital fluminense.

O Rio é uma das primeiras cidades do Brasil a testar o ônibus 100% elétrico da BYD, mas a primeira em que os testes serão feitos com embarque de passageiros (Salvador teve uma demonstração e São Paulo fez testes sem passageiros). Para o gerente de Operações da Mobilidade da Fetranspor, Guilherme Wilson, o ônibus elétrico já não é mais apenas uma promessa. “A tecnologia elétrica independente é uma das grandes inovações do setor de transportes rodoviários. Além disso, estes veículos têm emissão zero, durabilidade superior e custos operacionais menores, vantagens consideráveis no quesito sustentabilidade”.

Além do Brasil, o modelo 100% elétrico vem sendo testado, desde 2011, em diversas cidades pelo mundo, como Nova Iorque (EUA), Bogotá (Colômbia), Londres (Inglaterra) Copenhagem (Dinamarca) e Oranjestad (Aruba). A BYD quer verificar seu comportamento sob as mais diferentes condições de trânsito, terreno e temperatura. Na China, ele já foi adotado oficialmente pela cidade de Senzhen, que conta com uma frota de 2.000 ônibus elétricos.

Foto: Jorge dos Santos/ Fetranspor