Operação ‘Caminhão Original’ multa 150 caminhões com traseira erguida em SP

A Polícia Rodoviária Federal deflagrou no último dia 21 de agosto, das 9 às 12 h, nas rodovias federais do Estado de São Paulo, a Operação “Caminhão Original”, com foco nas alterações de características em veículos de carga sem emissão de Certificado de Segurança Veicular (CSV).

Entre as alterações realizadas que vão contra as regras do Código de Trânsito Brasileiro estão as alterações na suspensão dos veículos, levantando suas traseiras. Por estética ou mesmo por exibicionismo. De acordo com a PRF, essa alteração na suspensão eleva a traseira de tal modo que, numa colisão traseira, o condutor é atingido fatalmente na altura do peito, muitas vezes atingindo até a cabeça.

Ela ocorre no eixo traseiro, colocando-se sobre este um acréscimo no número de molas, ou até mesmo vários calços. Durante a fiscalização, observou-se que a grande parte dos caminhões tem até 11 lâminas por feixe de molas. Porém, muitos deles foram flagrados com mais de 20 lâminas e vários com calços na suspensão.

Ao final da Operação, que durou 3 horas, foram fiscalizados mais de 350 veículos de carga. Desses, foram extraídas os seguintes números:

227 autuações, sendo que 150, isto é, mais da metade, foram especificamente na questão da alteração das suspensões.

140 documentos foram apreendidos para regularização, os quais somente após a regularização dos veículos é que os documentos poderão ser liberados.

14 veículos de carga foram removidos para o pátio, por infrações diversas.

- Publicidade -