Para Mercedes-Benz, renovação de frota em 2016 depende de solução para usados de clientes

Actros 2646
Actros 2646

2015 foi um ano duro para as fabricantes de caminhões, e as perspectivas para 2016 não são tão animadoras. Durante evento da rede de concessionários Mercedes-Benz, Roberto Leoncini, vice-presidente de Marketing, Vendas e Pós-Venda para caminhões e ônibus da montadora, revelou a previsão da empresa para o mercado de caminhões no próximo ano, sendo que consultas com clientes indicam um movimento de renovação de frota em 2016.

“Tudo indica que o ano que vem terá muita renovação de frota. Todo mundo com quem tenho conversado tem ideia de renovar a frota, não ampliar”, revelou o executivo. “Se tivermos uma solução para o usado deles, teremos um desempenho de mercado parecido com o desse ano. Se não houver (solução para o usado), certamente as compras serão postergadas”, avalia Leoncini.

Com base neste movimento, a Mercedes-Benz já trabalha com diferentes números para o desempenho das vendas totais do setor em 2016. “Trabalhamos com expectativa de que teremos (em 2016) um mercado semelhante ao que esperávamos para o fim deste ano, algo entre 65 mil e 70 mil”, afirmou.

“Tudo depende muito do primeiro semestre. Acreditávamos (em algum momento ao longo do ano, antes da crise se aprofundar) que este ano chegaria a 75 mil. Não dará nem 70 mil. Ainda acho que vamos chegar a 62 mil, 63 mil”, concluiu Leoncini. “Caso tenhamos viés de queda, achamos que o fundo da depressão será em 55 mil ao fim do ano”.

- Publicidade -