Parceria de montadora com empresa anuncia caminhão movido a GNV/Biometano

Scania e Citrosuco anunciam parceria inédita no Brasil para demonstração de caminhão movido a GNV/Biometano.

Scania fará teste com caminhões movidos à GNV/Biometano. (Foto: Divulgação)

Parceiras desde os anos 1990, Scania e Citrosuco anunciaram a primeira demonstração com um caminhão que pode ser abastecido com GNV (gás natural veicular) ou biometano.

O modelo, um pesado de 410 cavalos de potência, é uma novidade da marca e estreará em fevereiro no Brasil. O teste começará na primeira quinzena de dezembro, e o período de análises levará um ano. A rota escolhida será Matão-Santos, em São Paulo, para levar suco de laranja para a exportação destinada a mais de 100 países.

A tecnologia do motor Scania, inédita na América Latina, também permite rodar com a mistura de ambos os combustíveis. “O caminhão movido a GNV/Biometano é mais uma exclusividade apresentada pela Scania no Brasil. Trata-se uma opção viável ao diesel, que pode ser implementada em curto prazo e possibilita uma significante redução de custos com combustível”, afirma Roberto Barral, vice-presidente das Operações Comerciais da Scania no Brasil. “Com a primeira demonstração de um caminhão com esta tecnologia no Brasil, queremos mostrar uma das alternativas que, de fato, é economicamente possível para o país e reduz os impactos no meio ambiente.”

Atuação

“Serão cerca de 300 mil km rodados num ano. Estamos falando de um número consistente, numa rota interessante topograficamente, que permitirá ao veículo enfrentar a desafiadora Serra de Santos”, conta Celso Mendonça, gerente de Pré-Vendas da Scania no Brasil. “Já temos quatro anos de demonstrações com o primeiro ônibus com esta tecnologia rodando aqui. Na comparação com o diesel, ele emite 85% a menos de CO2 com biometano. Com o GNV a emissão é 70% menor. Temos certeza que teremos números muito expressivos nos caminhões também”, revela Mendonça.

No primeiro momento, a prioridade será rodar abastecido com GNV. A parceira no abastecimento será a Gás Brasiliano. Mas, a ideia é também testar com biometano.

A operação do caminhão movido a GNV/Biometano será da Transportadora Morada do Sol, prestadora de serviços da Citrosuco.

A demonstração será importante para a Scania acompanhar o desempenho completo do veículo por meio dos Serviços Conectados. Um módulo instalado no caminhão enviará todas as informações das viagens, em um acompanhamento detalhado da operação e individualmente por motorista.

A Citrosuco poderá analisar itens como consumo de combustível e freadas bruscas. Além disso, poderá vislumbrar possibilidades de aperfeiçoamento do uso das tecnologias embarcadas. A empresa também poderá monitorar outras ações, como a condução mais eficiente e segura, e de controlar o desgaste desnecessário dos pneus, que são itens cruciais na ponta do lápis na hora do transportador fazer a gestão do seu negócio. A manutenção será muito mais eficaz para evitar acidentes e economizar gastos.
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