Um dos entraves mais comuns encontrado por fabricantes de caminhões estrangeiras interessadas em fabricar seus produtos no Brasil é a nacionalização de componentes. Para contornar este desafio, a Foton conta com a ajuda da Schwaben Engineering.
No dia 22 de fevereiro o presidente do conselho da empresa, Luiz Carlos Mendonça de Barros, visitou a engenheira para acompanhamento das atividades de desenvolvimento dos novos caminhões da marca a serem lançados brevemente no Brasil.
Até o momento foram desenvolvidos diversos veículos e variantes, desde a análise de mercado até a validação técnica, que compreendem as fases de conceituação, desenvolvimento dos componentes e sistemas, gerenciamento do projeto e qualidade, interface com os fornecedores, validações através de simulações numéricas e acompanhamento dos protótipos e testes.
“Com 36 fornecedores locais, a Foton Caminhões atingiu um nível de mais de 65% de conteúdo local, utilizando um inovador conceito denominado Codesign (Sistema Modular de Desenvolvimento), que corresponde à estratégia da empresa em utilizar a expertise dos parceiros envolvidos no projeto”, afirma Leandro Gedanken, Gerente de Engenharia e Desenvolvimento da Foton Caminhões.
Seguindo o padrão da Foton China, a Foton Caminhões desenvolve todos os seus projetos em CAD (Catia V5), utilizando recursos como o DMU para estudos de packaging, montabilidade e viabilidade técnica.
“A Foton, em parceria com a Schwaben, utiliza as mais modernas e inovadoras soluções de engenharia na área de desenvolvimento de produtos e simulações numéricas. Sendo destaque a sinergia entre as equipes de CAD e CAE da Engenharia, que aumenta o grau de maturidade dos componentes e sistemas e viabiliza a otimização e redução de massas e custos ainda na fase de concepção dos veículos, assegurando o atendimento das premissas e critérios de validação estabelecidos”, explica Ricardo Guerra, Diretor Geral da Schwaben Engineering.
A Foton Caminhões também conta com o recurso de digitalização óptica oferecido pela Schwaben, que permite a captura de geometrias (nuvem de pontos) dos mais variados tipos e tamanhos de componentes, de forma rápida e precisa. “Este recurso viabiliza processos de engenharia reversa para geração de modelos 3D, possibilitando a reconstrução de peças, moldes ou ferramentas, além de inspeções dimensionais e controle de qualidade”, completa Guerra.
Para Leandro Gedanken a escolha dos parceiros ideais, aliados as ferramentas e recursos utilizados, são fatores fundamentais e essenciais para o sucesso da empresa no Brasil. “Isto possibilita o atendimento das metas estabelecidas, com recursos e prazos, que atestam a eficiência estratégica e operacional definidas pelo board da empresa. Em consequência dos resultados atingidos até o momento pela Foton e reconhecidos pela Foton China, estamos planejando o desenvolvimento de novos produtos em diversos segmentos do mercado automotivo”, finaliza.