Pátios do Porto de Santos em Cubatão fecham de noite e causam mais de 50 km de congestionamento

A terça-feira não começou bem para quem precisou descer a Serra do Mar. Como reflexo da mudança de horário de funcionamento dos pátios reguladores de caminhões com destino ao Porto de Santos, filas que somam mais de 50 quilômetros de congestionamento se formaram no Sistema Anchieta-Imigrantes.

Desde a última segunda-feira, a Prefeitura de Cubatão alterou o horário de funcionamento dos pátios reguladores, que deixaram de ser 24 horas para operação das 8h às 18h. Com isso, caminhões que tentaram entrar no local durante a noite e a madrugada tiveram que esperar na estrada, causando congestionamento ao longo das rodovias.

Segundo a Ecovias, por volta das 11h da manhã, os km 31 a 55 (sentido litoral) e 64 a 55 (sentido capital) da Via Anchieta e os km 274 a 262 (rumo a Guarujá) e 264 a 270 (para Cubatão) da Rodovia Cônego Domênico Rangoni, bem como do km 7 ao 1 da interligação ao planalto (sentido Via Anchieta), estão parados. Há caminhoneiros que inclusive desceram do pesado para aguardar a volta do fluxo de veículos. Já a Imigrantes possui tráfego bom nos dois sentidos, mas só á alternativa para veículos de passeio.

Uma reunião entre representantes da Codesp (estatal federal que administra o porto de Santos) e do CAP (Conselho de Autoridade Portuária) será realizada às 13h30 na sede da prefeitura de Cubatão às 13h30 para discutir o decreto municipal que restringe o horário de funcionamento dos pátios.

De acordo com o secretário municipal de Comunicação, Fernando Alberto Júnior, a medida foi tomada para evitar que o fluxo de caminhões que cortam a cidade prejudique o cotidiano da cidade nos períodos de pico no escoamento da safra agrícola.

Foto: Reprodução/ Globo News

- Publicidade -