Com uma frota própria de veículos de transporte de cargas, a PepsiCo passa a oferecer frete para terceiros. Empresas parceiras podem firmar contratos para o transporte de suas mercadorias ou matérias-primas por meio dos caminhões da companhia. O Brasil é o primeiro país da América Latina em que a PepsiCo passa a oferecer o serviço de frete.

Toda a gestão deste novo serviço, assim como o monitoramento das cargas, será feita pelo Transportation Control Tower da PepsiCo, em Itu (SP)

“Na Control Tower buscamos a excelência no planejamento de todo a área de transportes. Como uma área de extrema importância para os negócios, dentro do Supply Chain da companhia, queremos sempre superar as expectativas dos nossos clientes.”, afirma Eduardo Loyola, gerente de transportes da Control Tower.

Atualmente a PepsiCo possui cerca de 3 mil veículos, entre frotas primária e secundária, que podem ser usados para este novo serviço. Recentemente, a companhia modernizou parte da sua frota secundária, com a compra de novos caminhões ainda mais seguros e modernos.

“Temos rotas por todo o Brasil, já que possuímos fábricas e clientes no país inteiro. Então, é natural que possamos atender a vários tipos de clientes. Mas é claro que precisamos respeitar alguns parâmetros, por conta dos nossos produtos. E a ideia é exatamente otimizar o serviço da nossa frota, fazer com que alguns deslocamentos que seriam feitos sem cargas por serem entregas de clientes, por exemplo, agora sejam feitos com carga. Temos capacidade de carga e inteligência para esta otimização e operação, com o selo de qualidade PepsiCo”, afirma Loyola.

Além do faturamento advindo dos veículos que estariam vazios após finalizado o transporte, a venda de frete contribui positivamente para o meio ambiente, com menos emissões de CO², diminuindo a quantidade de veículos nas vias de rodagem.

Alinhado a isso, está a preocupação da PepsiCo com meio ambiente e em ser sustentável durante todo o processo produtivo, impactando positivamente a comunidade em seu entorno, um dos pilares do Performance com Propósito – visão global da PepsiCo que orienta as estratégias de negócio da companhia.