Petrobras Distribuidora inaugura Posto do Futuro no Rio de Janeiro

por Fábio Rogério
da Redação do Portal

A Petrobras Distribuidora inaugurou ontem (13/12) o Posto do Futuro Petrobras, no Rio de Janeiro. O projeto foi realizado em parceria com a Intel, e pretende oferecer uma experiência customizada nas atividades de abastecimento, conveniência e outros serviços agregados ao varejo em postos de serviços, além de ser sustentável ambientalmente.

Inicialmente pensado para o atendimento a automóveis, o projeto não possui um cronograma de expansão para atender caminhões, pois se trata de um piloto que testará novas tecnologias. A ampliação será feita de acordo com a recepção do mercado e o interesse dos revendedores.

Cliente poderá navegar em redes sociais

Ao entrar no Posto do Futuro, o cliente terá seu veículo identificado por câmeras dotadas de capacidades de reconhecimento e sensores RFID ligados a painéis de mídia. Isso permitirá um atendimento individualizado e ofertas, como o melhor momento para realizar uma troca de óleo ou outros serviços periódicos.

Na loja de conveniência, o cliente também poderá ter acesso a serviços interativos como jogos eletrônicos, além da possibilidade de “postar” fotos em sites de mídias sociais.

Na área da sustentabilidade ambiental, o Posto conta com temporizadores mecânicos em torneiras, uso de água de chuva para limpeza de pisos e lavagem de carros e reciclagem da água de lavagem de veículos, que podem reduzir o consumo de água do posto em 50%. Há ainda o “telhado branco”, com uso de iluminação zenital (que aproveita a luz natural).

Energia solar será aproveitada nas operações

A energia solar será utilizada para dois propósitos: uma estação para carga de veículos elétricos, e aquecimento de água para lavagem de veículos, reduzindo o uso de produtos químicos e volume de enxágüe em até 10%.

Fotos: Agência Petrobras