Prefeitura de São Paulo lança painel com dados sobre trânsito

São Paulo 2015-09-10 Demonstração do funcionamento dos “radares pistola” que fiscalizarão cumprimento do limite de velocidade por motociclistas nas marginais Tietê e Pinheiros Foto Cesar Ogata / SECOM

A Prefeitura de São Paulo estreiou nesta quarta-feira (24), o “Painel Mobilidade Segura”, uma ferramenta que reúne dados sobre autuações, frota e acidentes de trânsito ocorridos na cidade de São Paulo nos últimos três anos.

O objetivo da ferramenta, que funciona dentro do site da Secretaria Municipal de Transporte (SMT), é facilitar o acesso da população a dados sobre infrações, acidentes e mortes no trânsito da cidade, e estimular a educação viária dentro do Programa de Proteção à Vida (PPV).

O painel apresenta uma série de ferramentas que dão ao usuário acesso a números e detalhes de infrações, tamanho da frota de veículos da cidade, número de acidentes e, inclusive, uma lista de onde estão os radares de velocidade do município.

No campo “Infrações”, o usuário também terá acesso ao total de infrações anotadas por ano, mês, dia da semana, tipo de veículo e tipo de captura (manual ou eletrônica), além de um link para consultar arrecadação e balancetes no site da Prefeitura.

Se clicar no tipo de captura da infração, o usuário poderá ver os dados totalizados de qualquer um dos últimos três anos ou consultar um mês, dia ou hora específica. Poderá ainda filtrar as informações por tipo de infração (enquadramento) ou local da ocorrência. Os dados serão atualizados constantemente, chegando ao Painel em aproximadamente 70 dias

Números

Um dos principais dados apontados na novidade da Prefeitura, é a quantidade de veículos que recebem multas no municipio. Apenas 30,89% dos veículos da cidade são responsáveis pelas 11.848.201 multas aplicadas em 2015, o que significa que quase 70% dos motoristas de São Paulo passaram o ano passado sem cometer nenhuma infração.

Outro dado apresentado no site, é que há um grande percentual de reincidência em multas, 643.465 veículos foram autuados três ou mais vezes durante o ano.

Caminhões e ônibus

O painel também apresenta a quantidade de caminhões e ônibus que fazem parte da frota de veículos da cidade e sua participação em infrações.

Dos 8.145.770 veículos licenciados na cidade de São Paulo, 1,95% são caminhões e 0,56% são ônibus. E das autuações, 4,76% delas foram cometidas por motoristas de caminhão e 0,54% por ônibus.

É importante frisar que no total das infrações também estão inclusos veículos de outras localidades que foram multados no município.