Presidente da Petrobras faz balanço de 2011 e afirma que não tem medo da crise internacional

Apesar da crise, há demanda. Quem afirma é o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, que junto com diretores de diversas áreas da multinacional anunciou na semana passada o balanço 2011 nas áreas de Abastecimento, Gás e Energia. “A maioria das empresas de petróleo do mundo está aumentando os investimentos para 2012”, analisou o executivo.

Gabrielli lembrou que, apesar da crise, a demanda absoluta por combustíveis está crescendo no mundo, pois, embora o mercado de derivados de petróleo tenha diminuído em países europeus, nos Estados Unidos e no Japão, o crescimento dos mercados chinês, indiano, latino-americano (incluindo o Brasil) e africano tem compensado essa diminuição e aumentado a demanda mundial total.

As vendas de diesel cresceram 9,3% este ano em relação a 2010. A venda de gasolina no mercado interno cresceu 23,2% até novembro deste ano, na comparação com 2010. O mercado brasileiro total de derivados líquidos cresceu, no mesmo período, 11%, segundo o diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa.

A Petrobras captou US$ 18 bilhões no mercado em 2011, teto estipulado para este ano. “Nós fomos bastante agressivos”, avaliou o diretor Financeiro e de Relações com Investidores, Almir Barbassa.

O diretor explicou que, de acordo com o Plano de Negócios 2011-2015 (US$ 224,7 bilhões), a Companhia precisa captar entre US$ 7 bilhões e US$ 12 bilhões por ano, em média, para realizar os investimentos previstos. “Quando incluímos as amortizações (nessa conta), a necessidade é captar entre US$ 12 bilhões e US$ 18 bilhões anualmente. Captamos, portanto, volume que nos dá mais conforto para implementar o plano”, diz Barbassa.

Foto: Agência Petrobras

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