Proconve 7 abre uma nova fase na História do Transporte nacional

Por Fábio Rogério
da Redação do Portal

Faltam cinco meses para o setor de transporte brasileiro mudar radicalmente seus hábitos. A partir de 1º de janeiro de 2012, entra em vigor a fase 7 do Proconve (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores), o P-7, uma norma ambiental criada pelo Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente). Por força de lei, fabricantes de caminhões e ônibus serão obrigados a instalar sistemas que reduzam a emissão de poluentes em seus veículos.

Muitas fábricas nacionais já estão preparadas para a mudança, e a maioria optou pelo sistema SCR (Redução Catalítica Seletiva). O SCR se baseia na utilização do Arla 32 (ou uréia, mas não aquela que é comprada em lojas agrícolas), solução atóxica com 32% de uréia em água desmineralizada que, juntamente com o equipamento catalisador e um diesel com menos enxofre – o S-50 – reduzirá a poluição.

O benefício para a saúde de todos é grande. Hoje, os fabricantes obedecem à legislação P5, que permite uma emissão máxima de 0,10 g/kWh de material particulado (MP) e 5,0 g/kWh de óxido de nitrogênio (NOx). Com o P-7, a emissão máxima será de 0,02 g/kWh de MP e 2,0 g/kWh de NOx. Com menos óxido de nitrogênio no ar, diminui a incidência de doenças respiratórias e irritações em olhos, nariz, garganta e pulmões.

Haverá diesel e Arla 32 para todos?

Um ponto que ainda provoca dúvidas em caminhoneiros autônomos e transportadoras é como se dará a distribuição do Arla 32 nos postos de todo o Brasil. Fabricantes como Mercedes-Benz venderão o Arla em sua rede de concessionárias. Quanto aos postos, ainda não existe uma estratégia definida pelas distribuidoras. Quanto aos valores que serão cobrados do Arla 32 e do diesel S-50, ainda não há preços definidos.

De acordo com a Petrobras, em um primeiro momento, o abastecimento de diesel S-50 nos postos de serviço de bandeira BR será nas bombas, enquanto a venda do Arla-32 ocorrerá nas bombonas (contentores portáteis) exclusivas, que estarão nos postos. Desde 2009, a empresa fornece o S-50 nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, e nas regiões metropolitanas de Fortaleza, Recife, Belém e Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte e Salvador. Segundo a empresa, em janeiro de 2012, a distribuição do diesel S-50 nos postos de abastecimento do Brasil caberá às distribuidoras.

Quanto ao Arla 32, hoje a Petrobras produz o material em pequena escala para testes. A produção em escala comercial tem previsão de início em outubro de 2011. O Arla será oferecido na unidade de produção de fertilizantes em Camaçari/BA, e poderá estar disponível tanto nos postos de gasolina como na rede das montadoras. A estratégia de distribuição da uréia caberá a cada empresa distribuidora.

Veja como a Mercedes-Benz, a Scania e a Sinotruk estão se preparando para atender o mercado.

Imagem: Divulgação Scania (Funcionamento do sistema SCR)

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