Programa de apoio à agricultura familiar será lançado dia 7 na Bahia

O próximo dia 7 de fevereiro será especial para o agricultor familiar do Nordeste. A Bahia receberá neste dia o lançamento da Rede Brasil Rural, ferramenta virtual criada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para fortalecer a agricultura familiar aproximando produtores, indústrias, agentes de logística e setor público.

A Rede Brasil Rural funciona por meio de um portal na internet (clique aqui para visitar o site do programa), lançado em Porto Alegre no dia 13 de dezembro de 2011. Com ele, agricultores familiares de todo o Brasil, representados por suas associações e cooperativas, negociam diretamente com fornecedores e empresas de transporte a compra e a entrega de insumos necessários para qualificar ainda mais a sua produção. A pesquisa eficiente e as compras coletivas garantem melhor preço de insumos e matérias-primas, além de permitir à agricultura familiar reduzir os custos dos produtos, de transporte e de estocagem.

Além do ato de lançamento, dirigentes e representantes de cooperativas de agricultores da Bahia aprenderão como operar suas compras e vendas usando a Rede Brasil Rural. O curso de capacitação ministrado pelo MDA será realizado nos próximos dias 6, no período da tarde, e 7, pela manhã.

Após o término da oficina, será realizado o ato público que marcará o lançamento oficial da RBR no Nordeste. O Estado da Bahia foi escolhido para sediar a cerimônia regional do Nordeste por ter o maior número de agricultores familiares do país – são mais de 665 mil estabelecimentos.

Serviço

Evento: Lançamento da Rede Brasil Rural na Região Nordeste
Data: 7 de fevereiro (terça-feira)
Local: Auditório da Secretaria de Estado de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária da Bahia (Seagri)
Endereço: Av. Luiz Viana Filho, 4ª avenida, nº 405, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), Salvador/BA
Horário: 14h30
Foto: Divulgação