Programa ‘Estrada para a Saúde’ promove Dia de Combate ao Tabagismo

A CCR ViaOeste, através do programa Estrada para a Saúde, promoverá nesta quinta-feira (29), o Dia de Combate ao Tabagismo, na Área de Descanso do Caminhoneiro. Neste dia, os caminhoneiros que passarem pelo local, receberão orientações sobre o assunto através de vídeos explicativos, folhetos e decoração temática.

A campanha tem como objetivo levar o conhecimento sobre os malefícios causados ao organismo humano com o uso do tabaco, particularmente cigarros, e uma nova modalidade que vem sendo utilizada por jovens e adultos: o narguilé.

A História do Tabaco

Os primeiros povos a plantar e fumar tabaco foram os nativos do continente americano. Parece que os índios Tainos, do Caribe, já fumavam folhas de tabaco há pelo menos dois mil anos, costume adquirido dos Maias da América Central.

O fumo era utilizado por eles em rituais mágico-religiosos ou de cura. Atribuía-se ao Tabaco poderes maravilhosos de purificação, contemplação, proteção, fortalecimento dos impulsos guerreiros e previsões do futuro. Também era usado medicinalmente como vermífugo.

Malefícios à saúde

O tabagista sofre várias perdas e danos para a saúde. O cigarro é o único produto legalmente comercializado que mata 50% dos seus consumidores. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), um tabagista perde em média 20 anos de vida. Por ser fator de risco para mais de 50 doenças, das 1,3 bilhão de pessoas que fumam no mundo, a metade morrerá, entre 35 e 69 anos.

Pulmão

85% dos casos de Bronquite e Enfisema Pulmonar estão ligados ao cigarro, bem como as Infecções respiratórias.

Câncer Pulmão

Cerca de 90% dos diagnósticos desse tipo de câncer estão associados ao cigarro. Esta doença poderia ser quase completamente evitada caso o cigarro não existisse. E atualmente é o segundo câncer que mais mata as mulheres no Brasil.

Outros tipos de Cânceres

O tabaco é responsável por 30% dos cânceres de boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga, colo de útero, estômago e fígado. O cigarro também favorece em 25% o surgimento do Derrame Cerebral ou AVC.

Serviço
Dia do Combate ao Tabagismo
Data: quinta-feira, 29 de agosto, das 12h às 20h.
Local: Na Área de Descanso do Caminhoneiro, recinto do Programa Estrada para a Saúde, localizado na Rodovia Castello Branco, km 57 – sentido São Paulo.