Programa Estrada para a Saúde realiza programação do ‘Dia de Combate ao Colesterol’

O programa “Estrada para a Saúde”, da CCR ViaOeste, promoverá o Dia de Combate ao Colesterol com programação especial sobre o tema, nesta quinta-feira (08), na Área de Descanso do Caminhoneiro.

O objetivo da campanha é levar o conhecimento sobre o colesterol e suas conseqüências ao atingir níveis acima dos valores ideais (200 mg/dl). Neste dia, todo usuário caminhoneiro que passar pelo Programa Estrada para Saúde, será convidado a verificar os seus níveis de colesterol por meio de teste rápido e será orientado pelos profissionais de saúde sobre os métodos preventivos e como buscar ajuda nos casos suspeitos.

Durante o atendimento, o caminhoneiro será informado sobre os riscos de uma combinação perigosa que pode elevar os índices de colesterol sanguíneo: vida sedentária, alimentação inadequada “rica em gordura animal” e outros comportamentos, que em função do cotidiano do caminhoneiro, podem oferecer riscos a sua saúde. Também será exibida uma exposição de obras de arte sobre o Câncer de Próstata.

Atenção para os seguintes aspectos do Colesterol:

– O colesterol é um componente fundamental para a integridade das células e para a produção de hormônios. Seu excesso na circulação, entretanto, é danoso ao organismo.

– Uma destas lipoproteínas, o LDL-colesterol está implicado no risco de doença coronariana.

– A cada 5 anos, a partir dos 20 anos, recomenda-se dosar o colesterol no sangue.

– As recomendações para o tratamento do colesterol alto devem levar em consideração os níveis de colesterol total, LDL, HDL e a associação com outros fatores de risco para doença coronariana.

– Dietas ricas em colesterol e gorduras saturadas podem aumentar os níveis circulantes de colesterol. Dietas ricas em gorduras insaturadas podem baixar os níveis de colesterol.

– O tratamento do colesterol alto, consiste em dieta, perda de peso, exercícios e, nos casos indicados, medicação.

Serviço
Ação: Dia do Combate ao Colesterol
Data: 08 de Agosto (quinta-feira)
Horário: das 12h às 20h
Local: Área de Descanso do Caminhoneiro, recinto do Programa Estrada para a Saúde, na SP-280 Rodovia Castello branco, Km 57 sentido Leste – São Paulo. Anexo ao Posto Ipiranga e ao restaurante à Quinta do Marquês.