Programa Garantia-Safra contempla mais de 34 mil agricultores familiares em janeiro

O programa Garantia-Safra, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), efetuou no mês de janeiro os pagamentos da primeira de quatro parcelas relativos à safra 2010-2011 para mais de 34 mil agricultores familiares em 55 municípios da Bahia, de Minas Gerais, Paraíba e Pernambuco.

As parcelas seguintes serão pagas nos meses subsequentes. Em Itacarambi (MG), Santa Inês (PB), Abaíra (BA) e Paratinga (BA). Já nos municípios pernambucanos de Itacuruba, Orocó, Santa Maria da Boa Vista, Santa Terezinha e Belém de São Francisco foram pagas duas parcelas no mês de janeiro, sendo as demais parcelas pagas em fevereiro e março.

Os pagamentos foram feitos a 34.660 agricultores de 43 municípios baianos, de seis municípios paraibanos, cinco pernambucanos e um mineiro. Em janeiro, o valor total pago para todos os agricultores é de mais de R$ 6,6 milhões, provenientes do Fundo Garantia-Safra – composto por recursos da União, dos estados, dos municípios e dos agricultores. Os beneficiários tiveram perdas comprovadas causadas principalmente por seca.

“Neste momento, em que várias regiões do Brasil passam por perdas provocadas por estiagem ou enchentes, o Garantia-Safra é um instrumento importante de garantia de renda para quem produz no semiárido brasileiro”, afirma o secretário da Agricultura Familiar do MDA, Laudemir Müller.

Foto: Divulgação/ Ministério do Desenvolvimento Agrário