Aumenta número de queimadas próximas às rodovias na região de Sorocaba

Levantamento registra aumento de 21% no total de queimadas nas proximidades do Sistema Castello-Raposo

Levantamento realizado pela CCR ViaOeste registra aumento de 21% no total de queimadas nas proximidades do Sistema Castello-Raposo, na região de Sorocaba, entre janeiro e setembro de 2017, na comparação com o mesmo período de 2016. Foram 117 ocorrências neste ano, contra 92 no ano anterior.

A variação contraria a tendência registrada no trecho total do Sistema Castello-Raposo, que aponta estabilidade, na mesma base de comparação. Em 2017, foram 283 casos de incêndio, contra 281 no mesmo período de 2016. Segundo Diogo Stiebler, gestor de Tráfego da CCR ViaOeste, “apesar de Sorocaba ser uma cidade grande, ela é cercada por trechos extensos de vegetação, o que favorece essa maior incidência”. Segundo o gestor, as ocorrências em Sorocaba representam, este ano, cerca de 41% do total de casos de incêndio nas proximidades dos trechos administrados pela CCR ViaOeste.

Operação Corta Fogo 2017

Em junho, a concessionária iniciou a Operação Corta Fogo 2017, direcionada pela ARTESP (Agência de Transportes de São Paulo), na qual são reforçadas ações educativas e operacionais para conscientizar os usuários sobre os perigos das queimadas no período de estiagem. A ação tem como objetivo garantir a integridade dos campos e florestas do estado de São Paulo por meio de ações de prevenção, monitoramento e combate ao fogo não autorizado ou fora de controle.

Além de veicular mensagens educativas nos Painéis de Mensagens Variáveis (PMVs), as concessionárias distribuem no período 40 mil folhetos nas praças de pedágio com dicas práticas para o motorista que se deparar com fumaça na pista.