Ram 2500 estreia no Brasil como única picape grande no mercado

A Ram 2500 está de volta ao Brasil após mais de um ano de ausência. Marcando a estreia da marca (criada para representar veículos do grupo Chrysler no País), a picape grande é a única do segmento no mercado nacional. O conjunto mecânico mudou por inteiro: motor turbodiesel Cummins, com impressionantes 310 cv e 84,6 mkgf de torque, e câmbio automático de seis marchas.

Outro destaque são os equipamentos da nova Ram 2500, que passou a oferecer itens como ar-condicionado automático de dois quadrantes, bancos revestidos de couro, sistema de áudio MyGIG com tela sensível ao toque de 6,5″. O espaço interno da cabine, com lugar para até seis pessoas, também chama atenção.

O motor turbodiesel Cummins oferecido anteriormente, de 5,9 litros, foi trocado por uma nova geração, 6.7. A potência máxima, de 310 cv, é obtida a 3.000 rpm, enquanto todo o enorme torque de 84 mkgf surge a 1.500 giros. Com tanta força disponível, a Ram 2500 é capaz de rebocar mais de 5.500 kg em seus mais de 6 metros de cumprimento, quando equipada com o kit de engate e reboque da Mopar específico para este tipo de carga.

Espaço interno, para seis pessoas, é amplo

Como de costume, as habilidades off-road da nova Ram 2500 também estão presentes. Cortesia da caixa de transferência NV273, a tração 4×4, com opção de reduzida, é engatada eletronicamente, por meio de um seletor giratório no painel. Colaboram ainda no desempennho fora de estrada os pneus de uso misto, na medida 265/70 R17.

Oferecida em versão única de acabamento, Laramie, a Ram 2500 2012 curiosamente é vendida pelo mesmo preço sugerido de quando foi introduzida oficialmente no Brasil, em janeiro de 2005: R$ 149.900, valor aplicado nos Estados da região Sul e São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Nas regiões Norte, Nordeste e em Espírito Santo, a picape tem tabela de R$ 146.899. Números pouco superiores a produtos de segmento inferior.

Não bastassem suas qualidades dinâmicas inerentes, como a direção e os freios de ótima resposta, a Ram 2500 2012 conta com mais de 20 itens de segurança. O conjunto de air bags, por exemplo, é formado por seis bolsas, abrangendo oito pontos de proteção. Os air bags dianteiros são de múltiplos estágios, os bancos dianteiros contam com air bags laterais suplementares e ainda há os air bags do tipo cortina, que protegem tanto os ocupantes da frente como os de trás.

Detalhe da roda da Ram 2500

Entre os recursos eletrônicos que auxiliam na condução do veículo, se destacam o controle eletrônico de estabilidade (ESC) e os freios ABS nas quatro rodas com distribuição da força de frenagem. A segurança é reforçada ainda por itens como o monitoramento da pressão dos pneus. Por meio da tela de 3,5” polegadas do computador de bordo, dentro do quadro de instrumentos, o motorista é informado da pressão exata em cada pneu. E em caso de forte perda de pressão repentina, um aviso é dado imediatamente.

Ao aproveitar a capacidade de rebocar 5.624 kg (usando equipamento específico da Mopar), entra em ação o exclusivo sistema de de freio motor integrado “Diesel-exhaust-brake”. Essa função reduz as perdas na eficiência do freio, aumentando a confiança e a segurança durante o transporte de cargas pesadas em declives acentuados.

Fotos: Divulgação