Revitalização do Porto de Belém (PA) tem projeto lançado

Proposta é para transformar áreas portuárias de Belém por meio da recuperação da infraestrutura, da atração de investimentos e da oferta de serviços.

Porto de Belém

O projeto de revitalização do Porto de Belém (PA) foi lançado pelo ministro da SEP (Secretaria de Portos), Helder Barbalho, no dia 14 de abril. A proposta é para transformar áreas portuárias com baixa ocupação em polo de desenvolvimento, por meio da recuperação da infraestrutura, da atração de investimentos e da oferta de serviços. A intenção é promover a integração do Porto com a cidade, como já foi feito, por exemplo, no Rio de Janeiro, em Boston (Estados Unidos) e em Barcelona (Espanha).

A recuperação da infraestrutura deverá considerar as vocações ambientais e culturais de Belém para ser aceito. Por isso, serão feitos diversos estudos: ambiental, socioeconômico, viário, entre outros.

O projeto, que será implantado em etapas, iniciará pela elaboração do estudo preliminar, que vai analisar a vocação econômica da área e desenvolver todo o conceito do projeto. Essa fase deve durar três meses e custar R$ 3 milhões.

Em seguida, em um prazo de mais dois meses, serão realizadas consultas públicas para ouvir as sugestões de moradores de Belém sobre o projeto. Por fim, será divulgado o estudo básico (projeto conceitual), que vai dar origem ao PMI (Processo de Manifestação Pública de Interesse).