Com a aquisição de novos produtos e, consequentemente, tecnologias, a operação da Riuma Mineração alcançou 70% de redução no custo do transporte. A frota de 36 modelos Scania comprados a partir de 2012, quando foi iniciada a parceria entre as empresas, oferece mais rentabilidade. Além disso, a Riuma contratou o Serviço Dedicado da Casa Scania Codema, em que o concessionário possui uma estrutura de serviços dentro das instalações do cliente.
“Chegamos a uma economia de 70% no custo do transporte e a uma redução no gasto de combustível de 50% na frota interna e de 16% na externa”, afirma Carlos Barbosa, engenheiro técnico da Riuma Mineração. O comparativo superior em relação à frota anterior é festejado pelo engenheiro. “Com a frota antiga, que operou por 10 anos, transportávamos, para cada litro de diesel, 7,5 toneladas de minério. Agora transportamos 14 toneladas para cada litro, ou seja, quase o dobro.”
“Em 2012, queríamos aumentar a produtividade e iniciamos pesquisas e testes para renovar a frota com veículos que atendessem às operações dentro e fora da mineradora”, diz Barbosa, que coordenou a pesquisa. Após os estudos, a Riuma adquiriu para sua frota externa 20 caminhões P 310 8X4 (com implemento caçamba para o transporte de brita até os clientes por rodovias), para a frota interna, oito G 440 8X4 (com caçamba para levar o minério coletado até o britador), além de oito P 310 8X4 (betoneira).
Para agilizar a manutenção e reduzir os custos da Riuma, a Codema instalou um box de serviço dentro da empresa com um mecânico em tempo integral. Os resultados positivos estão fazendo a diferença. Houve ganho de tempo na oficina, pois a manutenção passou a ser realizada com ferramentas e mão de obra especializada, e o estoque ficou mais enxuto e funciona de acordo com a demanda de peças providas das revisões.