O 8º Rodeio de Caminhões chega ao seu último capítulo: a etapa final, que irá conhecer o vencedor, será realizada em Porto de Galinhas (PE), nesta sexta-feira (24), e será disputada em um simulador de direção disponibilizado pela unidade do SEST SENAT de Cabo de Santo Agostinho (PE).

A competição, que terá como prêmio um carro zero km, foi dividida em quatro etapas práticas antes da finalíssima e contou com a participação de motoristas de transportadoras de combustíveis e açúcar. Ao todo, aproximadamente 200 profissionais do volante participaram das etapas classificatórias.

Nas fases anteriores, os motoristas de caminhão-tanque tiveram que mostrar suas habilidades, realizando uma rotina de cinco testes de precisão de manobras em um tempo máximo de 7 minutos. Foram analisados: curva com cones; estacionamento de ré; estacionamento paralelo ao meio-fio em 90 graus; e condução em linha reta com pinos e linha de parada. Além disso, eles foram submetidos a testes teóricos das rotinas operacionais. Os melhores pontuados de cada região estão na grande final.

Para participar, os motoristas também devem trabalhar em transportadoras que tenham atingido todos os indicadores de performance de segurança no período de um ano. Isso incluir não ter registrado acidentes com pessoas ou derrame de carga líquida. Os profissionais ainda devem ter um histórico de zero violação, não apresentando picos de velocidade e com um rigoroso cumprimento das regras de jornada de trabalho.

O rodeio de caminhões é uma iniciativa da Raízen, licenciada da marca Shell no Brasil, que utiliza o evento para promover ações e treinamentos de segurança, com o objetivo de zerar a ocorrência de acidentes.