Mais de 60% das rodovias de Santa Catarina apresentam algum tipo de deficiência

Em Santa Catarina, o acréscimo do custo operacional devido às condições do pavimento chega a 28,3% no transporte rodoviário

Mais de 60% das rodovias de Santa Catarina apresentam algum tipo de deficiência (Foto: Divulgação/CNT)

A 21ª Pesquisa CNT de Rodovias revela que 63,7% (2.070 km) da extensão avaliada em Santa Catarina apresenta algum tipo de deficiência no estado geral (classificação regular, ruim ou péssimo), enquanto que 36,3% (1.179 km) tiveram classificação ótimo ou bom.

Veja também: Alagoas tem mais de 60% das rodovias com classificação ótimo ou bom

O estado geral inclui a avaliação conjunta do pavimento, da sinalização e da geometria da via. A pesquisa da Confederação Nacional do Transporte percorreu 3.249 km no Estado. Em todo o Brasil, foram 105.814 km analisados.

Investimentos necessários

Em Santa Catarina, o acréscimo do custo operacional devido às condições do pavimento chega a 28,3% no transporte rodoviário. Na avaliação da CNT, apenas para as ações emergenciais de reconstrução e restauração das rodovias, com a implementação de sinalização adequada, estima-se que é necessário R$ 1,34 bilhão. Já para a manutenção dos trechos classificados como desgastados, o custo estimado é de R$ 353,58 milhões.

Pavimento

No pavimento, são consideradas as condições da superfície da pista principal e do acostamento. A pesquisa classificou o pavimento como regular, ruim ou péssimo em 50,4% da extensão avaliada, enquanto que 49,6% foram considerados ótimo ou bom; 35,3% da extensão pesquisada apresenta a superfície do pavimento desgastada.

Sinalização

Nessa variável, são observadas a presença, a visibilidade e a legibilidade de placas ao longo das rodovias, além da situação das faixas centrais e laterais. O estudo apontou que há problemas de sinalização em 64,1% da extensão avaliada (classificação regular, ruim ou péssimo). Em 35,9%, o estado foi classificado como ótimo ou bom. Ao analisar os trechos onde foi possível a identificação visual de placas, 24,3% apresentaram placas desgastadas ou totalmente ilegíveis.

Geometria da via

O tipo de rodovia (pista simples ou dupla) e a presença de faixa adicional de subida (3ª faixa), de pontes, de viadutos, de curvas perigosas e de acostamento estão incluídos na variável geometria da via. A pesquisa constatou que 72,3% da extensão pesquisada não tem condições satisfatórias de geometria; 27,7% tiveram classificação ótimo ou bom nesse aspecto. O Estado tem 83,6% da extensão das rodovias avaliadas de pista simples de mão dupla.

Pontos críticos

A pesquisa identificou, ainda, oito trechos com erosões na pista e um com queda de barreira que colocam em risco o condutor ao trafegar pelas rodovias dessa Unidade da Federação.

Investimentos em 13 anos

Com investimentos públicos federais acumulados de R$ 7,35 bilhões, entre 2004 e 2016, Santa Catarina teve a adequação de rodovias como sua principal ação. Em 2017, o investimento autorizado foi de R$ 408,54 milhões, 30,9% superior ao de 2016. Do total investido em adequação entre 2004 e 2016, 80% foram para a BR-101. Dado o perfil do gasto, o desembolso por quilômetro, em 2016, foi de R$ 342,79 mil, 114,8% superior à média nacional.

Acidentes

No Estado, foram registrados 10.605 acidentes, que representaram prejuízo de R$ 1.601 milhão.

Com informações da CNT

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