Samsung Safety Truck está em fase de testes na Argentina

940x529_samsung_safety_truck

A Samsung Eletronics iniciou no início de fevereiro os testes de seu Safety Truck (Caminhão Seguro em tradução livre) na Argentina.

O projeto, que é uma parceria da marca Sul Coreana com a Volvo Caminhões e outras três empresas argentinas, pretende trazer uma nova opção de segurança nas estradas utilizando a tecnologia para evitar acidentes durante ultrapassagens.

A novidade consiste em um telão com imagem de alta resolução instalado na traseira do caminhão que, através das imagens captadas por duas câmeras instaladas na parte frontal do veículo, mostrará a situação da estrada a frente em tempo real.

Além de ajudar os motoristas que vem atrás do caminhão a realizar ultrapassagens sem riscos, a nova tecnologia também deve ajudar a diminuir o número de acidentes causados por freadas bruscas ou por atropelamento de animais atravessando a pista.

As quatro telas que montam o telão traseiro do Samsung Safety Truck foram projetadas para ser a prova de poeira e água e, de acordo com a empresa, também demonstram uma boa performance comprovada mesmo diante das piores condições do ambiente, o que garante uma imagem de qualidade independente das condições climáticas no trecho.

“A Samsung está sempre atrás de oportunidades para aplicar tecnologia de maneiras inovadoras para melhorar a vida das pessoas. Utilizando nossa experiência em tecnologia de telas, nós tivemos, em parceria com a Leo Burnett (empresa Argentina de publicidade), a ideia do Samsung Safety Truck, uma invenção que nós acreditamos irá mudar a história da segurança rodoviária”, afirmou Sang Jik Lee, presidente da Samsung Eletrônics na Argentina.

A ideia do caminhão foi divulgada pela primeira vez no ano passado, quando a empresa sul coreana informou que já tinha o primeiro protótipo do caminhão.

Para a Volvo, principal parceira da Samsung no projeto, a ideia tende a mudar a forma como é vista a segurança na estrada.

“Segurança é um princípio básico em qualquer projeto da Volvo Caminhões e é o que mantém o grupo ativo em seus esforços para desenvolver inovações tecnológicas que eliminem os riscos de acidentes. A partir disso, a Volvo Caminhões Argentina decidiu participar do projeto do Samsung Safety Truck para promover reflexões sobre um futuro mais seguro não só para os motoristas de caminhão, mas para todos que estão na estrada”, afirmou Valere Lourme, gerente de comunicação e marketing da Volvo.

O Volvo FH adaptado com a tecnologia do Samsung Safety Truck permanecerá em testes durante um ano nas estradas argentinas.

Confira o vídeo com a apresentação do Samsung Safety Truck: