Scania apresenta novo diretor de Serviços para o mercado brasileiro

Fabio Souza, 38 anos, é o novo diretor de Serviços da Scania do Brasil. Souza passou os últimos sete anos na Scania México, e entre suas realizações criou o conceito de atendimento remoto de serviços de ônibus dentro da garagem dos clientes. Sob seu comando estão as áreas de serviços para caminhões, ônibus e motores, assistência técnica e vendas de peças e motores industriais, marítimos e para grupos geradores de energia. O diretor responde diretamente a Roberto Leoncini, diretor-geral da Scania do Brasil.

“Fabio Souza tem um grande desafio de integrar ainda mais a área de serviços com os departamentos de vendas de caminhões e de ônibus“, afirma Leoncini. “A Scania é uma provedora de soluções para o transporte de cargas e de passageiros, e os serviços serão cada vez mais oferecidos com os veículos, em um mesmo pacote. Essa filosofia da marca já está fazendo a diferença no mercado com a chegada dos caminhões Streamline.”

“Pretendo fazer com que Serviços tenha uma visão mais comercial. Há um potencial incrível para crescer nos próximos anos, pois os clientes estão percebendo que as soluções da Scania são customizadas para suas necessidades”, diz Fabio Souza. “A área de Serviços é muito mais do que vender peças e programas de manutenção. Além disso, estaremos ainda mais perto da rede de concessionárias e dos clientes.”

Dentre os objetivos do novo diretor está investir no aumento e treinamento da força de vendas de serviços em parceria com a rede, ampliar o portfólio de serviços e soluções Scania, impulsionar e diversificar os programas de manutenção além dos quatro já existentes (Premium, Trem de Força, Standard e Compacto) e disseminar estruturadamente o atendimento remoto nas empresas dos clientes.

Fabio Souza é paulistano e começou a carreira na Scania em 2001 como analista de peças. Em 2004, assumiu a chefia de preços de peças para a América Latina. Em 2006, foi para a Scania México como gerente de Serviços. No ano de 2009, se tornou diretor da área. Criou um programa de manutenção que virou modelo no México e se expandiu pela Scania. É engenheiro industrial (FEI), pós-graduado em administração de empresas com especialização em marketing (ESPM). Em 2013, iniciou pós-graduação em administração de empresas na Universidade de Warwick (Inglaterra). É casado e pai de dois filhos. O executivo substitui Sidney Basso, que assumiu outras responsabilidades na companhia.