Scania apresenta soluções, como motores Euro 6, na IAA 2012

O Salão Internacional de Veículos Comerciais IAA 2012, em Hanover, na Alemanha, também tem novidades suecas. A Scania apresenta no evento os novos motores Euro 6 para o mercado europeu. Os modelos vão desde 250 a 480 cv.

Os quatro motores Euro 6 de 9 litros movidos a diesel apresen­tam as tecnologias SCR (320 e 360 cv) e EGR/SCR (250 e 280 cv). Os motores de 13 litros, de 440 e 480 cv, estão equipados com uma combinação EGR/SCR. Além destes, dois novos motores Euro 6, a gás, abrem caminho para novas aplicações com torque elevado e performance semelhante ao do diesel.

Motor de 13 litros Euro 6 com EGR e SCR, disponível em 440 e 480 cv

Os motores da Scania para caminhões são também utilizados nos ônibus de transporte urbano e nos ônibus rodoviários Scania, incluindo as opções de combustíveis alternativos como o biogás, o gás natural e o etanol. A montagem é longitudinal ou transversal (utilizada nos ônibus urbanos Scania Citywide, de piso baixo).

No estande encontra-se também um Scania OmniExpress 3.20 Euro 6, específico para o mercado alemão. No exterior, estão expostos dois ônibus: um Scania Touring e um Scania OmniExpress 3.60.

Scania R 480 4x2

O consumo de combustível é a principal preocupação para muitos operadores nos dias de hoje. As medidas de otimização do combustível estão em destaque no estande, para além de exemplos de soluções de trans­porte em muitas aplicações. Tanto os motoristas como os operadores serão beneficiados com uma gama de sistemas de apoio desenvolvidos pela Scania e pela primeira aplicação da Scania para smartphones, PCs e tablets.

Os caminhões Off-Road da Scania, lançados em 2011, serão exibidos pela primeira em uma exposição internacional, representados por um caminhão bascu­lante. Os novos caminhões Off-Road estão adaptados às necessidades mais específicas da indústria. O novo design da cabine distingue-se pela incrível funcionalidade, já que incorpora soluções robustas, que protegem os componentes mais vulneráveis, reduzindo os custos de reparação e evitando que o caminhão fique parado. Entre as características inovadoras estão a maior mobilidade, a caixa de velocidades adaptada a uma condução construtiva, e uma nova versão do Scania Retarder, que contribui para potência extra em baixas velocidades.

Scania P 400 8x4

A Scania introduziu um novo sistema áudio, com navegação opcional, ligação telefônica Bluetooth, AUX, USB e entrada para cartão de memória. O Ecolution Scania é a solução para maximizar a economia de combustível e reduzir as emissões de CO2, propiciando um aumento da economia de combustível entre 10 e 15%.