Scania bate recorde de solicitações de patentes na Suécia

Ao intensificar suas atividades no campo da inovação, em 2014 a Scania alcançou novo recorde de solicitações de registros de patentes nacionais na Suécia: 357, média de quase um pedido de patente por dia. É o volume mais alto já registrado no país, de acordo com números recém divulgados pelo escritório de Patentes e Registros sueco.

Em 2013, a montadora já havia quebrado sua própria marca de anos anteriores, com 285 aplicações. “Até ficamos um pouco mal acostumados com tantos recordes ao longo de vários anos”, diz Stina Sjögren Paulsson, gerente de patentes da Scania. “E não é improvável que a marca de 2014 seja batida mais uma vez”, completa.

“Em linha com a evolução nos últimos anos, as patentes de sistemas eletrônicos e de gestão têm aumentado muito. Mas também temos submetido muitas aplicações de patentes associadas a motor e desenvolvimento de transmissão. Além disso, temos algumas aplicações no campo da tecnologia híbrida”, explica Stina.

A Scania tem o objetivo de, já nos estágios iniciais de desenvolvimento, proteger suas inovações, especialmente em áreas que também estão sendo estudadas pelos concorrentes. “Se nós estamos cientes do fato de que também a concorrência têm feito progressos no desenvolvimento de componentes semelhantes, precisamos garantir que nosso capital intelectual esteja protegido de forma abrangente”, conclui Stina.

O departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Scania, com sede principal em Södertälje, mas atuação também em São Bernardo do Campo (SP), é um dos maiores da Suécia, com uma equipe de 3.500 pessoas. “Fico orgulhoso em saber que a Scania é vista como uma das empresas mais inovadoras da Europa”, diz Harald Ludanek, vice-presidente executivo de Pesquisa e Desenvolvimento da Scania.

- Publicidade -