Scania apresenta ônibus biarticulado padronizado para Curitiba

Biarticulado Scania F 360 HA tem 28 metros de comprimento

Scania apresenta ônibus biarticulado padronizado para Curitiba (Foto:Cesar Brustolin/SMCS)

A Scania apresentou na última quarta-feira (22) ao prefeito de Curitiba, Rafael Greca, seu biarticulado personalizado para as exigências da cidade. “Foi dado um importante passo para a renovação da frota de Curitiba. O prefeito, as empresas de ônibus e a população conheceram o novo biarticulado do mercado. Antes, só havia uma ação. O nosso lançamento é competitivo em função de seu menor custo operacional e traz a vantagem do motor dianteiro, de menor ruído e maior facilidade de acesso, e que ainda reduz os custos de manutenção”, afirma Silvio Munhoz, diretor de Vendas de Ônibus da Scania no Brasil.

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“O modelo precisa passar ainda por um crivo técnico da Urbs, que verificará se as especificações são compatíveis com os requisitos estabelecidos”, disse Greca, ao entrar no ônibus que estava estacionado ao lado da sede da Prefeitura, no Centro Cívico. O prefeito destacou que em março chegarão os primeiros 25 biarticulados novos para cidade, iniciando a fase de renovação da frota do transporte coletivo. Segundo informações da prefeitura de Curitiba, até 2020 serão, no mínimo, 450 ônibus novos, de várias categorias, em circulação.

A Urbs definirá as especificações técnicas dos veículos que serão adquiridos diretamente pelas operadoras de ônibus. “Vamos determinar o modelo e os critérios técnicos e a obrigação das empresas é adquirir e entregar para a cidade os veículos que atendam as normas exigidas”, explicou Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbs.

Novo biarticulado Scania padronizado para Curitiba

O biarticulado Scania F 360 HA tem 28 metros de comprimento, transporta 270 pessoas e é capaz de tirar das ruas até 135 carros com duas pessoas, ou 68 automóveis com 4 ocupantes. A novidade da Scania, que segue o padrão exigente da Urbs, de Curitiba, tem carroceria Caio, motor de 360cv e desenvolve torque de 1.850Nm (o maior da categoria), já em baixas rotações, para economizar combustível. O propulsor está localizado na parte frontal do veículo e privilegia o salão de passageiros, de forma a permitir melhor acessibilidade entre os três vagões do veículo. O bloco está perfeitamente dimensionado para a capacidade de passageiros e carga. Constitui, enfim, um pacote de vantagens que eleva a produtividade para o operador.

O câmbio automático escolhido é o B 516R de seis marchas, da Allison, com retardador, de alta durabilidade, compatível com o alto torque do motor, de fácil manutenção e baixos custos operacionais. Sua arquitetura inteligente se adequa para economizar combustível – reduzindo a carga no motor, quando o veículo estiver parado –, faz a seleção dos momentos ideais de troca de marcha e garante maiores velocidades médias e tempos menores de percurso. O veículo tem configuração 8×2 de 43,5 t de capacidade de carga (a maior do mercado).

O F 360 HA 8×2 sai de fábrica com elevado nível de conforto, maior estabilidade para o veículo e segurança para os passageiros, suspensão a ar com quatro bolsões nos eixos traseiros, freios a tambor com sistema eletrônico EBS, que diminui o tempo e a distância de frenagem, ABS, controle de tração e o freio auxiliar Scania Retarder.

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